Associação dos Atacadistas é homenageada em Reunião Especial

Pela celebração dos seus cinco anos de fundação, a Associação dos Atacadistas Distribuidores do Estado de Minas Gerai...

20/06/2008 - 00:01
 

Associação dos Atacadistas é homenageada em Reunião Especial

Pela celebração dos seus cinco anos de fundação, a Associação dos Atacadistas Distribuidores do Estado de Minas Gerais (Ademig) foi homenageada pelo Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais em Reunião Especial realizada na noite desta quinta-feira (19/6/08). A Ademig tem a finalidade de promover o fortalecimento do setor atacadista e distribuidor do Estado, com a missão de incentivar a realização de cursos, treinamentos e outros eventos, além do assessoramento técnico sobre assuntos de interesse dos associados. Participaram da homenagem os autores do requerimento para a realização da reunião: o deputado Célio Moreira (PSDB), que representou o presidente da ALMG, deputado Alberto Pinto Coelho (PP); e o deputado Carlos Mosconi (PSDB).

O deputado Célio Moreira lembrou o trabalho desenvolvido pela Ademig, que procura garantir o abastecimento do Estado. Ele explicou que Ademig é umas das filiadas da Associação Brasileira dos Atacadistas e Distribuidores (Abad), que está presente em todos os Estados, reunindo 3.345 empresas, sendo 2.288 atacadistas e distribuidores e 1.057 indústrias e prestadoras de serviços. "A Abad e suas filiadas são representativas de um segmento de fundamental importância para a vida de milhões de brasileiros, que é a distribuição de bens por atacado", destacou.

Ele lembrou ainda a luta travada pelos atacadistas e distribuidores para a redução da carga tributária em Minas Gerais. "Alio-me aos que defendem a redução do ICMS de 18% para 12% para grande parte dos produtos comercializados pelo segmento atacadista e distribuidor. Uma tributação mais atrativa potencializaria ainda mais a economia de Minas Gerais e evitaria a perda de mercados para outros centros", considerou.

Célio Moreira lembrou também a importância do setor para a economia do País. Segundo ele, em Minas Gerais, em 2005, o comércio por atacado foi responsável pela ocupação de aproximadamente 110 mil pessoas. "Dados mostram que as empresas atacadistas e distribuidoras mineiras produzem uma arrecadação para o Estado superior à produzida pelo comércio varejista", disse.

Minas Gerais é o maior pólo atacadista da América do Sul

Em seu discurso, o deputado Carlos Mosconi afirmou que a Ademig, além de ser uma instituição representativa de uma importante categoria, teve papel importante na história da construção do desenvolvimento econômico em Minas Gerais. De acordo com ele, a Ademig representa o maior pólo atacadista da América do Sul. "Das 20 maiores empresas do setor no Brasil, a metade está em Minas Gerais e pertence à Ademig", destacou.

Para Carlos Mosconi, a atuação da Ademig fortalece o setor atacadista e distribuidor de Minas Gerais, ao defender seus interesses em todas as esferas e procurar solucionar as demandas e os conflitos da atividade, através do diálogo com as autoridades. O deputado destacou ainda o trabalho social desenvolvido pela instituição, como a contribuição com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), apoiando o programa Valores de Minas, que estimula o desenvolvimento de aptidões artísticas em jovens da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O presidente da Ademig, Leonardo Miguel Severini, lembrou a posição de destaque de Minas no cenário nacional, sendo responsável pela distribuição de mais de 30% do atacado brasileiro. "Como Minas Gerais é o maio pólo atacadista da América do Sul, sabemos do papel de retaguarda da nossa entidade, que busca agregar, cada vez mais, os nossos associados e lutar pelos interesses do setor, que são de muita importância para o desenvolvimento da cadeia de suprimentos", considerou.

Ele também destacou o trabalho social feito pela Ademig em Minas Gerais. De acordo com Leonardo Severini, a entidade participa do projeto Empório da Comunidade, nas cidades de Poços de Caldas e Uberlândia, beneficiando ao todo 100 famílias com projetos de inserção social e primeiro trabalho. "Graças a todo esse trabalho, hoje, apesar de nossa curta existência, somos reconhecidos tanto pela Assembléia como pelo governo, que nos tem possibilitado todas as formas de diálogo para a proteção de nosso Estado e nossos contribuintes frente ao mercado", finalizou.

Presenças - Deputados Célio Moreira (PSDB), que representou a Presidência da ALMG; Carlos Mosconi (PSDB), Alencar da Silveira Jr. (PDT), Weliton Prado e deputado federal Elismar Prado (PT-MG). Também compôs a mesa o diretor-presidente do Atacado Vila Nova, Manoel Severini.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715