Presidente da ALMG defende fortalecimento do Legislativo

O presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais e do Colegiado de Presidentes de Assembléias Legislativas, dep...

29/05/2008 - 00:00
 

Presidente da ALMG defende fortalecimento do Legislativo

O presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais e do Colegiado de Presidentes de Assembléias Legislativas, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), salientou, nesta quinta-feira (29/5/08), que o fortalecimento do Poder Legislativo é o alicerce do desenvolvimento e da construção de um país melhor para todos. A afirmação foi feita em Fortaleza (CE), durante a XII Conferência da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), que tem como tema central a Reforma Tributária.

O presidente e o deputado Alencar da Silveira Júnior (PDT) acompanharam o governador mineiro, Aécio Neves, que fez uma palestra no encontro, intitulada "A Reforma Administrativa e o Choque de Gestão em Minas Gerais". Choque de gestão é como ficou conhecido o modelo gerencial implantado no Estado, que introduziu processos de metas e avaliações no serviço público e estabeleceu um planejamento baseado em projetos estruturadores. O público, em Fortaleza, incluiu diversas personalidades da política nacional, tais como o ministro das Relações Institucionais, José Múcio, o governador do Ceará, Cid Gomes, o senador Tasso Jereissati e o deputado federal Ciro Gomes.

Sobre a reforma tributária, Aécio Neves disse que o Estado de Minas Gerais estará ao lado do Nordeste para ajudar na criação de um fundo de apoio e na busca de uma justiça fiscal que possa pôr um fim às desigualdades regionais. O projeto de reforma tributária em discussão no Congresso vem recebendo críticas de representantes dos legislativos estaduais pelo fato de concentrar ainda mais, nas mãos da União, o poder de legislar sobre questões tributárias. O projeto substitui o atual ICMS pelo Imposto sobre Valor Agregado (IVA). As assembléias, no entanto, só poderiam legislar sobre questões residuais. O argumento do Governo Federal é que a unificação da política tributária é necessária para evitar a guerra fiscal, que causa prejuízo a todos.

O deputado estadual mineiro Sebastião Helvécio (PDT) representará os parlamentares estaduais do País em debate sobre a reforma tributária, a realizar-se nesta sexta-feira (30), dentro da programação da conferência da Unale. Além deste assunto, também estão sendo discutidas outras questões como regras para financiamento de campanhas e eleições. Representam ainda a Assembléia de Minas no evento os deputados Gil Pereira (PP) e Walter Tosta (PMN).

Homenagem - O deputado Agostinho Patrús Filho (PV) recebeu uma homenagem nesta quinta-feira (29), em nome de seu pai, deputado Agostinho Patrús. O ex-presidente da ALMG, falecido em 24 de fevereiro de 2008, foi um dos fundadores e primeiro presidente da Unale, entre 1996 e 1997.

Paralelamente à conferência dos deputados, vários assessores e servidores dos legislativos reúnem-se durante o encontro de Fortaleza, até esta sexta-feira (30), para discutir temas relacionados às áreas jurídica, de informática, de rádio e televisão, escola do legislativo, taquigrafia e cerimonial.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715