Comissões terão sete reuniões com convidados de 26 a 30 de maio

As comissões permanentes da Assembléia Legislativa de Minas Gerais têm sete reuniões com convidados na semana de 26 a...

21/05/2008 - 00:00
 

Comissões terão sete reuniões com convidados de 26 a 30 de maio

As comissões permanentes da Assembléia Legislativa de Minas Gerais têm sete reuniões com convidados na semana de 26 a 30 de maio. Outro destaque fica por conta de mais duas etapas regionais do Seminário Minas de Minas, que estará em Teófilo Otoni e depois em Governador Valadares.

A semana começa com agenda cheia. Já na segunda-feira (26), acontecerão três audiências. As Comissões de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo e de Meio Ambiente e Recursos Naturais se encontram em Congonhas, Região Central do Estado, para discutir as conseqüências de um decreto de 2007 que declara de utilidade pública, para desapropriação, áreas necessárias para a implantação do distrito industrial da cidade.

O requerimento partiu do deputado Antônio Júlio (PMDB), e o encontro será às 10 horas. Segundo o parlamentar, o decreto determina que uma área equivalente a 13% do município passe a ser considerada de utilidade pública destinada à implantação e expansão do distrito. Para isso, serão desapropriadas cerca de 500 propriedades e, no local, será implantada uma unidade da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

Às 14h30, a Comissão de Segurança Pública se reúne no Plenarinho IV, a pedido do deputado Sargento Rodrigues (PDT), a fim de avaliar os convênios celebrados entre a Polícia Militar e empresários de Belo Horizonte. Na mesma hora, no Auditório, a Comissão de Direitos Humanos estará ao lado de representantes da polícia para ouvir as reivindicações do Comitê de Solidariedade de Anistia aos Praças da Serpente Negra da Polícia Militar. A solicitação é do presidente da comissão, deputado Durval Ângelo (PT).

Na terça-feira (27), a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial tem na pauta, às 15 horas, no Plenarinho II, as ações do Sistema Estadual de Agricultura em relação aos projetos de irrigação. Os parlamentares Vanderlei Jangrossi (PP), Antônio Carlos Arantes (PSC) e Chico Uejo (PSB) foram os que pediram o encontro, que contará com representantes da Emater, Ruralminas e do Projeto Jaíba.

O Projeto de Lei 251/07, da deputada Cecília Ferramenta (PT), é o tema da audiência da Comissão de Saúde, na quarta-feira (28), às 9h15, no Teatro. A proposição inclui o fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional no Programa Saúde em Casa. Por isso a parlamentar pretende ouvir a opinião de profissionais do setor sobre o assunto.

Atendendo pedido da deputada Rosângela Reis (PV), a Comissão de Saúde volta a se reunir às 9h30, na quinta-feira (29). Desta vez com a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social, em Ipatinga, no Vale do Aço, a fim de discutir questões relativas à saúde pública e à situação dos trabalhadores da área de saúde na Região Metropolitana do Vale do Aço.

Fechando a semana de trabalho das comissões, também na quinta (29), às 10 horas, no Plenarinho I, a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte avaliará a proibição do fornecimento de energia elétrica por falta de pagamento nos fins de semana e feriados. A requerimento do deputado Carlos Pimenta (PDT), a Assembléia receberá representantes do Movimento das Donas de Casa, Procon e Cemig.

Minas de Minas - A semana terá duas etapas regionais do Seminário Minas de Minas: Teófilo Otoni na terça-feira (27) e Governador Valadares na quinta-feira (29). Teófilo Otoni é conhecida como um dos maiores centros de lapidação e comercialização de gemas e jóias do Brasil. A cidade recebe pedras extraídas basicamente de garimpos e lavras dos Vales do Mucuri, São Mateus e Jequitinhonha.

Já Governador Valadares é a principal cidade do Leste de Minas, região que tem grandes centros de extração, lapidação e comercialização de pedras. Entre as gemas extraídas estão a turmalina, o topázio, o quartzo e as ametistas.

Homenagem - O Plenário abrigará, na segunda-feira (26), às 20 horas, Reunião Especial para comemorar o Dia Nacional da Defensoria Pública. Também receberá homenagem no Plenário, na quinta-feira (29), às 20 horas, a Fiemg, pelos seus 75 anos. No mesmo dia, a Reunião Ordinária será interrompida para a comemoração do Dia Nacional do Café.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715