Quatorze deputados vão receber a Medalha da Inconfidência

O presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), participa, na manhã desta...

18/04/2008 - 00:00
 

Quatorze deputados vão receber a Medalha da Inconfidência

O presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), participa, na manhã desta segunda-feira (21/4/08), em Ouro Preto, da solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência, principal condecoração do governo do Estado. Entre os agraciados, estão 14 deputados estaduais. A cerimônia será às 10 horas, na Praça Tiradentes. Neste ano, será feita uma homenagem aos 20 anos da Assembléia Nacional Constituinte. O governador Aécio Neves presidirá a solenidade, e o orador oficial será o vice-presidente da República, José Alencar. O presidente da ALMG é também o presidente de honra do Conselho Permanente da Medalha.

Os parlamentares estaduais agraciados com a Medalha de Honra são: deputados Carlin Moura (PCdoB), Deiró Marra (PR), Delvito Alves (DEM), Domingos Sávio (PSDB) - promoção, Doutor Rinaldo (PSB), Inácio Franco (PV), Juninho Araújo (PRTB), Paulo Guedes (PT), Rômulo Veneroso (PV), Ronaldo Magalhães (PSDB) - promoção, Ruy Muniz (DEM), Vanderlei Jangrossi (PP), Vanderlei Miranda (PMDB) e Walter Tosta (PMN). Também receberão a medalha o procurador-geral-adjunto da ALMG, Maurício da Cunha Peixoto, e a ex-diretora de Processo Legislativo Cláudia Sampaio Costa.

Criada em 1952 pelo então governador Juscelino Kubitscheck, a Medalha da Inconfidência é entregue sempre no dia 21 de abril com quatro designações: Grande Colar (Comenda Extraordinária), Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Ela foi criada para homenagear personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. Neste ano, serão entregues 252 medalhas.

Outros agraciados são os ministros de Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende; da Saúde, José Gomes Temporão; e dos Esportes, Orlando Silva; as governadoras do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria, e do Pará, Ana Júlia Carepa; os senadores Antônio Carlos Magalhães Júnior (DEM/BA) e Roseana Sarney (PMDB/MA), os deputados federais Aldo Rebelo (PCdoB/SP) e Manuela Pinto Vieira D´Avila (PCdoB/RS); o presidente do BNDES, Luciano Coutinho; os empresários Carlos Jereissati, Eike Batista e Antônio Ermírio de Moraes Filho; os atores Ney Latorraca e Daniel de Oliveira; os músicos Paulo Xisto e Fernanda Takai; e o cineasta José Padilha, entre outros.

Sobre a Constituinte - No dia 1º de fevereiro de 1987, foi instalada a Assembléia Constituinte, presidida pelo deputado federal Ulysses Guimarães. Após 18 meses de trabalho, os congressistas promulgaram, em 5 de outubro de 1988, a 8ª Constituição Brasileira. A Assembléia foi composta por 559 constituintes (487 deputados e 72 senadores), representantes dos 23 estados que existiam à época e do Distrito Federal.

Na cerimônia em Ouro Preto, será exibido um vídeo com imagens da Constituinte e será feita uma homenagem a Ulysses Guimarães. O ator Tiago Lacerda fará uma intervenção e os cantores Babaya, Marina Machado, Anthonio e Daniel Maia vão interpretar canções mineiras. A direção artística da solenidade é de Gabriel Vilella.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715