Deputados vão cobrar explicação para atraso na Linha Verde

A realização de uma audiência pública para cobrar explicações sobre o atraso nas obras da Linha Verde foi aprovada ne...

15/04/2008 - 00:00
 

Deputados vão cobrar explicação para atraso na Linha Verde

A realização de uma audiência pública para cobrar explicações sobre o atraso nas obras da Linha Verde foi aprovada nesta terça-feira (15/4/08) pela Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Requerimento neste sentido foi apresentado pelo presidente da comissão, deputado Gustavo Valadares (DEM). A Linha Verde é o projeto de ampliação da capacidade do corredor viário formado pela Avenida Cristiano Machado, em Belo Horizonte, e pela MG-010, que liga a Capital ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. Outros nove requerimentos foram aprovados na mesma reunião.

Também de autoria de Valadares, um dos requerimentos é para a realização de inspeção na BR-040, no trecho entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete. Gustavo Valadares ressaltou que na última segunda-feira (14) moradores de Lafaiete chegaram a paralisar um trecho da rodovia, protestando contra as condições precárias do pavimento e o perigo de acidentes. O deputado Juninho Araújo (PRTB) elogiou a iniciativa e disse que a inspeção também servirá para vistoriar as obras do Viaduto das Almas.

Outro requerimento aprovado, de autoria do deputado Fábio Avelar (PSC), pede providências do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para a urgente recuperação da BR-040, no trecho entre o município de Cristiano Otoni e o trevo de Ouro Preto.

O transporte coletivo intermunicipal é o tema de um requerimento dos deputados Gustavo Valadares (DEM), André Quintão (PT) e Délio Malheiros (PV). O objetivo é a realização de audiência pública conjunta com as Comissões de Participação Popular e de Defesa do Consumidor e do Contribuinte para debater a criação de novas linhas intermunicipais na Região Metropolitana de Belo Horizonte e seu impacto nas redes de transporte coletivo e suplementar gerenciadas pela BHTrans.

Também foram aprovados requerimentos do deputado Carlin Moura (PCdoB), que pede visita da comissão à Estação de Tratamento de Esgoto de Nova Contagem, no município de Contagem; e da deputada Elisa Costa (PT), que solicita audiência pública para obter esclarecimentos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) sobre a construção de nova sede para a Creche Comunitária Santa Terezinha, no município de Timóteo. A sede original foi desapropriada e demolida para a execução das obras do contorno rodoviário do Vale do Aço, na BR-381.

Rio Preto - Três requerimentos de autoria dos deputados Antônio Júlio (PMDB) e Lafayette de Andrada (PSDB) também foram aprovados. O primeiro solicita o envio de apelo ao DER para recuperação das estradas vicinais de Rio Preto, em especial o trecho que liga a sede do município à comunidade do Funil. Outro solicita à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico a expansão do sinal de telefonia celular em Rio Preto e a instalação de serviço de roaming. Um terceiro pede o envio de apelo à Secretaria de Estado de Obras Públicas para a construção de uma ponte sobre o Rio Preto, a fim de aliviar o tráfego pesado no centro da cidade.

Um requerimento de autoria do deputado Gil Pereira (PP) solicita reunião para avaliar a qualidade do serviço prestado pela Companhia Total Linhas Aéreas S/A, e que o diretor-presidente da empresa seja convidado a prestar esclarecimentos à comissão.

O deputado Juninho Araújo, designado para relatar o Projeto de Lei 1.988/08, que dispensa apreciação do Plenário, solicitou que a proposição seja convertida em diligência ao autor, deputado Durval Ângelo (PT). O projeto determina que seja denominada de Avenida JN - José Nunes (in memoriam) o trecho da MG-129 que vai do distrito de Antônio Pereira até a Vila Residencial Antônio Pereira (antiga Vila Antônio), em Ouro Preto. Araújo solicitou que Durval Ângelo encaminhe currículo do homenageado para facilitar parecer sobre o projeto.

Também foram aprovadas sete proposições que dispensam apreciação do Plenário, sendo quatro projetos de lei e três requerimentos.

Presenças - Deputados Gustavo Valadares (DEM); Juninho Araújo (PRTB), vice; e Paulo Guedes (PT).

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715