Teófilo Otoni e Governador Valadares recebem o Expresso Cidadania

Estimular a participação política e o exercício do voto consciente dos jovens entre 16 e 17 anos. Este é o objetivo d...

07/04/2008 - 15:02
 

Teófilo Otoni e Governador Valadares recebem o Expresso Cidadania

Estimular a participação política e o exercício do voto consciente dos jovens entre 16 e 17 anos. Este é o objetivo da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, por meio do projeto itinerante Expresso Cidadania, que, desde o início de março, está percorrendo 13 cidades do interior do Estado. Antecedendo a etapa final de viagens, o projeto chega a Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, nesta terça-feira (15/4/08), e em Governador Valadares, no Rio Doce, na quinta e sexta-feiras (17 e 18). Nas duas cidades, as atividades serão nos períodos da manhã (das 8 às 12 horas) e da noite (das 19h30 às 22 horas).

Em Teófilo Otoni, o encontro, que vai acontecer no Ginásio Esportivo Professor Joaquim Nunes (Rua Sebastião Ramos, s/n, Grão Pará), vai reunir estudantes da Escola Estadual Alfredo de Sá. Em Governador Valadares, participam alunos das Escolas Estaduais Prefeito Joaquim Pedro do Nascimento, Pedro Ribeiro C. Filho e Diocesano. O evento será realizado na Quadra Coberta da Escola Estadual Professor Nelson de Sena (Rua Barão de Rio Branco, 362, Centro).

Nas duas edições nos Vales do Jequitinhonha e do Rio Doce, os estudantes vão participar de palestras, esquete teatral, distribuição de cartilhas e oficinas de fotografia, vídeo e redação para web. O material produzido alimenta o blog do projeto (www.expressocidadania.blogspot.com). Durante os eventos, os alunos também utilizarão urnas eletrônicas para registrar sua opinião sobre dois temas: a reserva de cotas para negros em universidades e a redução da maioridade penal. Os estudantes também terão oportunidade de tirar o título de eleitor e a carteira de identidade. Para isso devem levar documentos originais (certidão de nascimento ou identidade). O mestre-de-cerimônias é o ator e pedagogo Marcos Frota.

Para o presidente da Assembléia, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), o Expresso Cidadania é uma contribuição do Legislativo para renovar a política brasileira. "É necessário que aqueles que tenham qualificação e interesse em militar na política o façam, para que possamos nivelá-la por cima. As mudanças de qualidade, as mudanças estruturais de toda a sociedade ocorrem através das decisões no campo político", afirma o deputado.

A próxima cidade do interior de Minas a receber o Expresso Cidadania será Ipatinga, no Vale do Aço, nos dias 23 e 24 de abril. Em seguida estão programados dois encontros, reunindo estudantes de Sabará, Lagoa Santa e Contagem (28 e 29 de abril). O evento final será em Belo Horizonte (30 de abril).

Proporção de eleitores jovens é pequena

Desde a estréia dos adolescentes na disputa eleitoral de 1988, os números de participação oscilaram muito. Na primeira vez que puderam votar, os jovens de 16 e 17 anos começaram em grande estilo: foram 3,5 milhões de eleitores menores de 18 anos em todo o País. Em Minas, foram 420.060. De lá para cá, os números nunca voltaram a atingir os índices de participação de 1989. Em 2007, a contagem populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou 474.140 pessoas com 16 ou 17 anos em Minas. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no entanto, registrava apenas 203.958 eleitores em janeiro de 2008, menos da metade do total.

Segundo dados do TRE, em Teófilo Otoni, existem 1.217 eleitores na faixa de 16 e 17 anos, ou 1,24% do total do município, que em fevereiro deste ano era de 98.076. Ainda de acordo com dados do TRE, Governador Valadares conta com 2.675 eleitores na faixa de 16 e 17 anos, ou 1,52% do total do município, de 181.842. No total do Estado, os eleitores jovens correspondem a 1,48%.

Parceiros - O Expresso Cidadania é uma parceria da ALMG com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) e a Secretaria Estadual de Educação. Também conta com os seguintes apoios: Ministério Público Estadual, Secretaria de Estado de Esportes e Juventude, Cemig, Copasa, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Serviço Social da Indústria (Sesi), União Nacional dos Estudantes (UNE), União Estadual dos Estudantes (UEE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e União Colegial de Minas Gerais - Belo Horizonte (UCMG). As atividades envolvem estudantes das escolas participantes do Programa de Educação Afetivo-Sexual, que fazem parte de um sistema articulado pela Secretaria de Estado de Educação voltado para o incentivo ao protagonismo juvenil.

Para mais informações sobre o Expresso Cidadania, acesse o link: www.almg.gov.br/eventos/expressocidadania.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715