Deputados querem audiência com governador sobre MG-423

A Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembléia Legislativa de Minas Gerais e prefeitos pretende...

01/04/2008 - 00:00
 

Deputados querem audiência com governador sobre MG-423

A Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembléia Legislativa de Minas Gerais e prefeitos pretendem se reunir com o governador Aécio Neves para reivindicar o asfaltamento de 22 quilômetros da MG-423, entre Papagaios e Pitangui, no Centro-Oeste do Estado. Requerimento nesse sentido, do deputado Paulo Cesar (PDT), foi aprovado nesta terça-feira (1º/4/08). A aprovação do requerimento é um desdobramento de audiência pública realizada na última sexta (28/3) em Papagaios, da qual participaram 15 prefeitos da região, cinco deputados estaduais, mais de 20 vereadores e o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Dilzon Melo. A audiência começou com um atraso de cerca de uma hora em decorrência da demora do prefeito de Pitangui, cujo carro ficou atolado nos lamaçais da estrada.

Em Papagaios, a tônica da reunião foi a união suprapartidária em torno da obra de asfaltamento, aspecto enfatizado pelos deputados Inácio Franco (PV), Antônio Júlio (PMDB), Paulo Cesar (PDT), Neider Moreira (PPS) e Gustavo Valadares (DEM), que declarou ter sido aquela a reunião mais prestigiada desde que assumiu a presidência da comissão, há um ano e meio. A união de esforços foi destacada ainda pelo secretário Dilzon Melo. Foi lembrada ainda a importância econômica da estrada, como trecho para escoamento da produção agrícola e industrial.

Transporte metropolitano - Já o deputado Délio Malheiros (PV) pediu audiência pública para discutir a implementação de 46 novas linhas de transporte metropolitano pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), em Belo Horizonte. O requerimento também foi aprovado. O parlamentar afirmou que a criação das linhas, de acordo com sindicatos do setor, está se sobrepondo às do sistema de transporte público suplementar de passageiros. Isso, avalia Malheiros, pode significar o fim do serviço na capital e a perda de postos de trabalho dos permissionários desse tipo de transporte.

Serão convidados para a reunião o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman; o diretor-geral do DER, José Élcio dos Santos Monteze; o diretor-presidente da BHTrans, Ricardo Mendanha Ladeira; o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintran), Rubens Lessa Carvalho; e o diretor-presidente do Sindicato dos Permissionários do Transporte Suplementar de Belo Horizonte (Sindpautras), Edson Clayton Dornellas.

Também foram apreciadas proposições que dispensam a apreciação do Plenário.

Presenças - Participaram da reunião os deputados Gustavo Valadares (DEM), presidente da Comissão; Eros Biondini (PHS) e Inácio Franco (PV).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715