Centenário do Atlético Mineiro é homenageado no Plenário

O centenário do Clube Atlético Mineiro foi comemorado pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais, nesta quinta-feira...

27/03/2008 - 00:02
 

Centenário do Atlético Mineiro é homenageado no Plenário

O centenário do Clube Atlético Mineiro foi comemorado pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais, nesta quinta-feira (27/3/08), com uma homenagem no Plenário. A reunião, requerida pelos deputados Roberto Carvalho (PT) e demais parlamentares que torcem pelo time, contou com a participação de dirigentes do clube, ex-jogadores, autoridades e torcedores.

O presidente da Assembléia, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), lembrou o nascimento do time, em 25 de março de 1908, quando um grupo de jovens se reuniu no coreto do Parque Municipal, em Belo Horizonte e fundou a equipe. "Desde então, a história de Belo Horizonte se entrelaça com a história do Clube Atlético Mineiro", destacou o presidente, que citou os inúmeros títulos e grandes jogadores que vestiram a camisa do time.

"A identificação do público com esses craques os trouxe para a política", afirmou o presidente, citando os ex-jogadores Nelinho, que já foi deputado estadual, Reinaldo (ex-deputado estadual e hoje vereador na Capital) e o deputado João Leite (PSDB). "Mas o que o Atlético tem de mais brilhante é a sua fiel torcida, que sofre e ama com a mesma intensidade. As novas gerações de jogadores estão desafiadas a trazer mais títulos nacionais e internacionais", finalizou Alberto Pinto Coelho.

O deputado Roberto Carvalho citou que grandes inventores e cientistas fizeram suas descobertas sem ter idéia da importância de seus feitos. Da mesma forma, disse, os fundadores do Atlético não tinham a menor noção de que em 1908 estavam criando "a maior paixão encarnada do esporte mundial". "Que os próximos cem anos sejam tão gloriosos quanto estes que estamos comemorando", afirmou.

O presidente do Atlético, Ziza Valadares, disse que o clube não tem a maior torcida do Brasil, mas com certeza tem a mais apaixonada. O presidente do Conselho Deliberativo do clube, João Baptista Ardizoni dos Reis, falou sobre uma excursão feita pelo Atlético à Europa pós-2ª Guerra Mundial, que lhe valeu o título de Campeão do Gelo.

Correios lançam selo comemorativo

Durante a solenidade, os Correios lançaram o selo personalizado e o carimbo comemorativo aos 100 anos do Atlético. Em seu discurso, o deputado Antônio Júlio (PMDB), que representou o ministro das Comunicações, Hélio Costa, garantiu que este será o único selo comemorativo a ter sua venda esgotada rapidamente. Já o deputado João Leite lembrou as conquistas do clube e citou diversos ex-presidentes, técnicos e funcionários que ajudaram a fazer a história atleticana.

No fim da reunião, o presidente Alberto Pinto Coelho e o deputado Roberto Carvalho entregaram a dirigentes do Atlético uma placa homenageando o time. O servidor Antônio Carlos de Magalhães interpretou o hino da equipe e a famosa "charanga" encerrou a festa com um "Parabéns a Você".

Participaram também da reunião o desembargador Sérgio Resende, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Orlando Adão de Carvalho; os deputados federais Mário Heringer e Mauro Lopes; o vice-prefeito de Belo Horizonte, Ronaldo Vasconcellos; o vereador e ex-jogador do Atlético Reinaldo Lima, representando a Câmara Municipal de Belo Horizonte; o diretor regional dos Correios em Minas Gerais, Fernando Miranda; e ex-jogadores do Atlético como Dario, Heleno e Paulo Roberto, além de diversos deputados que torcem pelo time.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715