Expresso Cidadania chega a Pouso Alegre e Poços de Caldas

O Sul de Minas será a próxima região a receber o Expresso Cidadania, projeto que busca estimular o exercício conscien...

17/03/2008 - 00:01
 

Expresso Cidadania chega a Pouso Alegre e Poços de Caldas

O Sul de Minas será a próxima região a receber o Expresso Cidadania, projeto que busca estimular o exercício consciente do voto e a participação política de estudantes com idade entre 16 e 18 anos. Desenvolvido pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) e a Secretaria de Estado da Educação, o Expresso estará em Pouso Alegre no dia 25 de março (terça-feira) e em Poços de Caldas no dia 27 (quinta-feira). Os dois eventos contarão com a presença do ator e produtor circense Marcos Frota, mestre-de-cerimônias do projeto, que percorrerá todas as regiões do Estado até o final de abril.

Em Pouso Alegre, as atividade do Expresso Cidadania acontecerão no Ginásio Poliesportivo Cnec, na Praça Dr. Alcides Mosconi, 55, Bairro Nova Pouso Alegre, com alunos das Escolas Estaduais Doutor José Marques de Oliveira, Monsenhor José Paulino e Presidente Arthur da Costa e Silva. Já em Poços de Caldas, os alunos das Escolas Estaduais David Campista, Francisco Escobar e Professora Clesa Lovato Caliari se reunirão para o projeto no Ginásio Poliesportivo Dr. Arthur de Mendonça Chaves, na Avenida Mansur Fraiha, sem número, bairro Véu das Noivas. Todas as atividades serão realizadas em horário de aula, como atividade letiva. Pela manhã, o evento ocorrerá entre 8 e 12 horas. À noite, entre 19h30 e 22 horas.

O roteiro do Expresso Cidadania inclui palestras, esquete teatral, distribuição de cartilhas e oficinas de fotografia, vídeo e redação para web. O material produzido alimenta o blog do projeto (www.expressocidadania.blogspot.com). Os alunos também participam da votação sobre dois temas: a reserva de cotas para negros em universidades e a redução da maioridade penal. A votação é feita em urnas eletrônicas, como forma de aproximar os estudantes do equipamento usado nas eleições. Durante as atividades, os estudantes também podem retirar título de eleitor e carteira de identidade. Para isso devem levar documentos originais (certidão de nascimento ou identidade).

Proporção de eleitores jovens é pequena

Os adolescentes votaram pela primeira vez na disputa eleitoral de 1989 e estrearam em grande estilo: foram 3,5 milhões de eleitores menores de 18 anos em todo o País. Em Minas, foram 420.060. De lá para cá, os números oscilaram muito, mas nunca voltaram a atingir os índices de participação de 1989. Em 2007, a Contagem Populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou 474.140 pessoas com 16 ou 17 anos em Minas. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no entanto, registrava apenas 203.958 eleitores em janeiro de 2008, bem menos da metade do total. Os eleitores jovens correspondem a apenas 1,48% do total de eleitores no Estado.

Em Poços de Caldas, os eleitores jovens totalizavam em janeiro deste ano 1.047, ou apenas 1,03% do eleitorado total, que atingia 101.829. Já em Pouso Alegre, a relação chegava a 1,19%, com 997 eleitores jovens para um total de 84.114 eleitores.

Marcos Frota, que também é pedagogo, elogia o objetivo do Expresso Cidadania de combater o crescente desinteresse dos jovens de 16 e 17 anos no alistamento eleitoral e no debate político. "Todos nós sonhamos com um Brasil melhor. Para isso, é preciso formar uma nova geração, mais lúcida, mais consciente. O Expresso Cidadania aponta para essa direção porque tem como missão despertar uma atitude nos jovens", elogia o ator.

Já o presidente da Assembléia, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), ressalta que o Expresso Cidadania é uma contribuição do Legislativo e outras instituições para renovar a política brasileira. "É necessário que aqueles que tenham qualificação e interesse em militar na política o façam, para que possamos nivelá-la por cima. As mudanças de qualidade, as mudanças estruturais de toda a sociedade ocorrem através das decisões no campo político", afirma o deputado.

Antes de chegar ao Sul de Minas, o Expresso Cidadania já terá passado por Montes Claros, Uberaba, Uberlândia e Divinópolis. As próximas cidades serão Patos de Minas (31 de março e 1º de abril), Paracatu (3 de abril), São João del-Rei (7 e 8 de abril), Juiz de Fora (10 e 11 de abril), Teófilo Otoni (15 de abril), Governador Valadares (17 e 18 de abril), Ipatinga (23 e 24 de abril), um encontro reunindo estudantes de Sabará, Lagoa Santa e Contagem (28 e 29 de abril) e o evento final em Belo Horizonte (30 de abril).

Além dos parceiros citados, o Expresso Cidadania tem o apoio do Ministério Público Estadual, da Secretaria de Estado de Esporte e Juventude, Cemig, Copasa, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Serviço Social da Indústria (Sesi), União Nacional dos Estudantes (UNE), União Estadual dos Estudantes (UEE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e União Colegial de Minas Gerais - Belo Horizonte (UCMG). As atividades envolverão estudantes das escolas participantes do Programa de Educação Afetivo-Sexual, que fazem parte de um sistema articulado pela Secretaria de Estado de Educação voltado para o incentivo ao protagonismo juvenil.

Para mais informações sobre o Expresso Cidadania, acesse o link: www.almg.gov.br/eventos/expressocidadania.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715