Comissão quer incluir Arinos e Formoso na área de atuação do Idene

A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembléia Legislativa de Minas Gerais emitiu parecer favorável...

19/03/2008 - 00:00
 

Comissão quer incluir Arinos e Formoso na área de atuação do Idene

A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembléia Legislativa de Minas Gerais emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 1.220/07, do deputado Almir Paraca (PT), em reunião desta quarta-feira (19/3/08). O projeto acrescenta dispositivo à Lei 14.171/02, que cria o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste (Idene). Este dispositivo trata da inclusão dos municípios de Arinos e Formoso na área de atuação do Instituto, devido aos elevados índices de pobreza registrados nas cidades.

Segundo o relator do projeto, deputado Weliton Prado (PT), os municípios mencionados apresentam, respectivamente, 65% e 60% de suas populações abaixo da linha da pobreza. Além disso, grande parte dos habitantes não tem acesso a água encanada. Estes índices, por serem elevados e semelhantes aos de municípios vizinhos, permitem a inclusão de Arinos e Formoso no campo de abrangência do Idene, ainda de acordo com o parlamentar.

O órgão é voltado para o investimento em 188 municípios localizados nas regiões mais pobres de Minas e é responsável por programas de saneamento e infra-estrutura, projetos sociais (construção de creches, reforma de escolas e postos de saúde). Responde ainda por geração de renda, incentivo ao turismo e pelo Projeto Rondon, que leva universitários para prestarem serviços aos habitantes de regiões carentes.

Audiência - Foi apresentado também requerimento do deputado Padre João (PT), propondo a realização de audiência pública para acompanhar e discutir os desdobramentos de audiência realizada pela comissão no dia 13/6/07, que girou em torno da política habitacional implementada no Estado. Na ocasião, o encontro reuniu representantes de movimentos sociais, associações habitacionais de municípios mineiros e da Caixa Econômica Federal.

De acordo com o parlamentar, a burocracia impedia que o sonho da casa própria fosse realizado para milhares de mineiros, e é necessário saber se isso mudou após a audiência do ano passado.

Foram aprovados ainda cinco requerimentos que solicitam votos de congratulações a municípios do Estado, pelos aniversários de emancipação.

Presenças - Deputados Weliton Prado (PT), presidente; Ronaldo Magalhães (PSDB), vice-presidente; e Ademir Lucas (PSDB).

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715