Jovens de Divinópolis recebem orientação sobre voto consciente

"Quando fiz 16 anos, me achava imaturo e não tirei o título de eleitor". As palavras são do estudante do 2o ano do en...

18/03/2008 - 00:03
 

Jovens de Divinópolis recebem orientação sobre voto consciente

"Quando fiz 16 anos, me achava imaturo e não tirei o título de eleitor". As palavras são do estudante do 2o ano do ensino médio da Escola Estadual Patronato Bom Pastor, Aquiles de Assis Silva. Membro da Associação Divinopolitana de Skate (ADS), Aquiles, agora com 17 anos, foi um dos primeiros alunos a tirar seu título de eleitor na manhã desta terça-feira (18/3/08), durante as atividades do Expresso Cidadania, que está em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, até quarta-feira (19). O projeto é uma realização da Assembléia Legislativa de Minas Gerais com o apoio de diversas instituições e tem o objetivo de estimular a participação política e o exercício consciente do voto.

Serão dois dias de palestras, oficinas de fotografia, audiovisual e blog e votação simulada. Os estudantes também terão a oportunidade de fazer carteira de identidade e título de eleitor, assim como Aquiles, que já está aprendendo, na prática, o que é unir esforços para correr atrás de um ideal. "Lutamos pelo menos um ano para conseguir nossa pista de skate e deu certo", disse. O poder público atendeu a reivindicação e ele e seus amigos já têm data para a inauguração da primeira pista de skate da cidade, no dia 30 de março.

Aquiles foi um dos 336 estudantes que participaram do Expresso Cidadania na manhã desta terça. Entre eles, 68 fizeram o título de eleitor e 60 saíram do evento com a carteira de identidade. O ator e produtor circense Marcos Frota, escolhido como mestre-de-cerimônias do projeto, animou os jovens e reforçou a importância da participação política. Em Divinópolis, as atividades estão sendo realizadas nos turnos da manhã e da noite, no Ginásio Poliesportivo, em horário normal de aula, como atividade letiva. Pela manhã, entre às 8 e 12 horas, participaram do Expresso Cidadania alunos das Escolas Estaduais Engenheiro Pedro Magalhães, Lauro Epifanio, Patronato Bom Pastor e Vicente Mateus.

Apenas 1,14% dos jovens divinopolitanos são eleitores

Em Divinópolis, em janeiro de 2008, o Tribunal Superior Eleitoral registrava 1.663 eleitores menores de 18 anos, que representam apenas 1,14% dos 146.158 eleitores do município. As atividades do Expresso Cidadania continuam na noite desta terça-feira, entre 19h30 e 22 horas, e na quarta, também nos dois períodos, com a participação de outras quatro escolas estaduais: Armando Nogueira Soares, Professor Chico Dias, São Francisco de Paula e Santo Tomaz de Aquino.

"Só a minha mãe me incentivou a tirar o título", contou a estudante Bianca de Souza, de 16 anos. Ela tem três irmãos com mais de 18 anos. "Fiquei empolgada com a idéia de vir para cá. Vim para tirar o título e a carteira de identidade, mas gostei muito do teatro e das dicas que eles deram sobre a participação do jovem na política", disse. O consultor da Assembléia, Léo Noronha, animou os jovens com sua fala, que foi precedida pelo diretor do foro eleitoral de Divinópolis, juiz Núbio de Oliveira Parreiras. "É importante que os jovens tenham voz. Eles têm que se valer desse instrumento que é o voto", afirmou. "Esperamos que eventos dessa natureza se repitam." Antes de Divinópolis, o Expresso Cidadania passou por Montes Claros, Uberaba e Uberlândia. O projeto irá visitar 13 municípios do interior e envolver quatro cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

São parceiros da Assembléia no projeto o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e a Secretaria de Estado de Educação e Coordenação. A iniciativa tem o apoio do Ministério Público Estadual, da Secretaria de Estado de Esporte e Juventude Cemig, Copasa, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Serviço Social da Indústria (Sesi), União Nacional dos Estudantes (UNE), União Estadual dos Estudantes (UEE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e União Colegial de Minas Gerais - Belo Horizonte (UCMG). As atividades envolverão estudantes das escolas participantes do Programa de Educação Afetivo-Sexual, que fazem parte de um sistema articulado pela Secretaria de Estado de Educação voltado para o incentivo ao protagonismo juvenil.

As próximas cidades a receber o Expresso serão Pouso Alegre (25 de março), Poços de Caldas (27 de março), Patos de Minas (31 de março e 1º de abril), Paracatu (3 de abril), São João Del Rei (7 e 8 de abril), Juiz de Fora (10 e 11 de abril), Teófilo Otoni (15 de abril), Governador Valadares (17 e 18 de abril), Ipatinga (23 e 24 de abril), um encontro reunindo estudantes de Sabará, Lagoa Santa e Contagem (28 e 29 de abril) e o evento final em Belo Horizonte (30 de abril).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715