Projetos facilitam acesso de deficientes a locais públicos

A Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta quar...

28/11/2007 - 00:00
 

Projetos facilitam acesso de deficientes a locais públicos

A Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta quarta-feira (28/11/07), pareceres favoráveis a dois projetos de lei (PLs) que tratam da mobilidade das pessoas portadoras de deficiência.

O Projeto de Lei 683/07, do deputado Weliton Prado (PT), tem o objetivo de dar mais clareza à expressão "edifícios de uso público" presente na Lei 11.666, de 1994, que estabelece normas para garantir acesso de portadores de deficiência física a esses locais. Pela proposição, "edifícios de uso público" são aqueles que abrigam "atividade de atendimento ao público, incluindo estabelecimentos comerciais, órgãos públicos, agências e postos bancários, salas de exibição, estacionamentos, clubes e estabelecimentos de ensino, entre outros". Este projeto recebeu parecer pela aprovação em 2º turno e teve como relator o deputado Antônio Carlos Arantes (PSC).

O PL 342/07, do deputado Doutor Viana (PDT), também trata do acesso dos portadores de deficiência física a locais como praças, parques e outros espaços públicos. O projeto, que recebeu parecer pela aprovação em 1º turno, prevê que o planejamento e a urbanização das vias públicas, em todos os municípios do Estado, devem ser feitos de forma a facilitar o acesso a elas pelas pessoas com reduzida capacidade de locomoção. Três emendas da Comissão de Constituição e Justiça aperfeiçoam a redação da proposição. O relator foi o deputado Paulo Guedes (PT), que apresentou outra emenda, que amplia a adequação dos telefones públicos a portadores de deficiência física, e não apenas visual, como no projeto original.

A Comissão ainda aprovou um requerimento, de autoria do deputado Célio Moreira (PSDB). Ele pede a realização de uma audiência pública para debater a extinção do Programa Mocatu, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, que promove a integração sociocultural de crianças, adolescentes e adultos com deficiência.

Presenças - Deputada Rosângela Reis (PV), presidente; e deputados Antônio Carlos Arantes (PSC) e Paulo Guedes (PT).

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715