Participação Popular analisa 39 propostas originadas do PPAG

A Comissão de Participação Popular da Assembléia Legislativa de Minas Gerais analisou, nesta terça-feira (20/11/07), ...

20/11/2007 - 03:01
 

Participação Popular analisa 39 propostas originadas do PPAG

A Comissão de Participação Popular da Assembléia Legislativa de Minas Gerais analisou, nesta terça-feira (20/11/07), o primeiro bloco de Propostas de Ação Legislativa (PLEs) oriundas das audiências públicas que discutiu o PPAG, entre 6 e 8/11. Foram apreciadas 39 PLEs, sendo 31 com pareceres pela aprovação e oito, pela rejeição.

As propostas aprovadas, algumas delas aglutinadas, tiveram encaminhamento na forma de dois requerimentos e 23 emendas ao Projeto de Lei 1.615/07, que trata do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) para o período de 2008 a 2011. Segundo o presidente da comissão, deputado André Quintão (PT), as sugestões aprovadas nas audiências públicas foram transformadas em 542 PLEs.

Produção orgânica - Dentre as propostas aprovadas na reunião, na forma de emendas, destacam-se algumas de autoria da Comissão de Produção Orgânica, que conseguiu inserir aspectos da produção sustentável de base agroecológica em projetos estruturadores. Já a Federação de Indústria do Estado de Minas Gerais (Fiemg) fez sugestões para incremento da infra-estrutura de transportes. E a Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado (Fetaemg) teve acatadas algumas propostas que sugerem a construção de quadras e campos para prática de esportes nas áreas rurais.

Uma sugestão do Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea-MG), também acolhida, pede a implantação de uma usina de biodiesel em cada região do Estado como forma de fortalecer a agricultura familiar. Outras cinco propostas de iniciativa popular encaminham sugestões que visam a consolidação da escola em tempo integral. O projeto Lixo e Cidadania também emplacou algumas de suas iniciativas, que indicam ações de inclusão de catadores de materiais recicláveis e programas de educação ambiental. Algumas idéias originadas do Parlamento Jovem deste ano solicitam ações na capacitação de professores.

Ainda na reunião, foi aprovado um requerimento do deputado Carlin Moura (PCdoB), que solicita audiência pública conjunta da comissão com a de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática. O objetivo da reunião é debater o estatuto e o plano nacional da juventude.

Nova reunião para continuar a apreciação das propostas oriundas da audiência do PPAG foi marcada pelo presidente da comissão para esta quarta-feira (21), às 14h30.

Presenças - Deputados André Quintão (PT), presidente; Eros Biondini (PHS), vice; Carlin Moura (PCdoB) e João Leite (PSDB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715