ALMG promove encontro sobre educação para a
cidadania
Como implantar um programa de educação para
cidadania numa Câmara Municipal? Quem seriam seus parceiros
potenciais em atividades dessa natureza? Qual deve ser o papel de
cada um dos parceiros no projeto? Como montar a atividade, da
concepção até o processo de avaliação? Quantos servidores devem
estar envolvidos nessa atividade para que tudo funcione bem? Qual
deve ser o envolvimento das escolas nesses projetos? Quais conteúdos
podem ser oferecidos pelas Câmaras Municipais?
Estas são algumas das questões que serão debatidas
no próximo Encontro Ceac: Legislativo, Comunicação e
Cidadania, que será realizado entre os dias 28 e 30 de novembro,
na Escola do Legislativo, marcando o primeiro ano de funcionamento
do Centro de Apoio às Câmaras da Assembléia Legislativa de Minas
Gerais. Destinado aos vereadores, técnicos e assessores das Câmaras
Municipais, o encontro, uma parceria entre o Ceac/ALMG e Escola do
Legislativo, tem como objetivo a capacitação em Cerimonial
Legislativo, Educação para Cidadania e Redação Parlamentar.
No dia 28, às 8h30, na abertura do encontro, será
lançado o Manual para Realização de Solenidades e Eventos
Institucionais nas Câmaras Municipais. Logo a seguir, será
oferecido aos participantes uma oficina de Cerimonial
Legislativo para debater, a partir do manual, situações práticas
vivenciadas pelas Câmaras.
No dia 29 de novembro, de 8h30 às 17 horas, o tema
central da programação é Educação para Cidadania. Na parte da manhã,
será oferecida uma oficina de Atividades de Educação para Cidadania,
enfocando o planejamento de projetos e programas nessa área. À
tarde, a partir das 14 horas, haverá uma apresentação dos conteúdos
do Kit Cidadania, editado pela Escola do Legislativo e relatos de
experiências de Câmaras Municipais em projetos desse tipo.
No dia 30, de 8h30 às 12 horas, será feita uma
apresentação do Manual de Redação Parlamentar, editado pela
Diretoria de Processo Legislativo da ALMG e uma oficina para
apresentação de casos, seguida de debate sobre as diretrizes que
nortearam a elaboração das convenções gráficas e de estilo daquela
publicação.
Inscrições - As inscrições estarão abertas até
o próximo dia 23 de novembro, pelo e-mailescola.eventos@almg.gov.br. Ao se inscrever, o
participante deverá informar seu nome e função, a Câmara Municipal
de origem, um endereço e telefone para contato e a atividade da qual
quer participar, escolhida entre as três citadas acima. Cada Câmara
poderá inscrever um participante por atividade, devendo informar as
indicações no texto da mensagem de inscrição. As vagas são limitadas
e serão preenchidas por ordem de chegada das inscrições.
Para mais informações, os interessados poderão
entrar em contato com o Ceac, pelo e-mail ceac@almg.gov.br, telefone (31) 2108-7303; ou com a
Escola do Legislativo, pelo e-mail escola@almg.gov.br, telefone (31) 3348-5400. As informações
estão disponíveis também na página da ALMG: www.almg.gov.br.
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