ALMG promove encontro sobre educação para a cidadania

Como implantar um programa de educação para cidadania numa Câmara Municipal? Quem seriam seus parceiros potenciais em...

20/11/2007 - 00:00
 

ALMG promove encontro sobre educação para a cidadania

Como implantar um programa de educação para cidadania numa Câmara Municipal? Quem seriam seus parceiros potenciais em atividades dessa natureza? Qual deve ser o papel de cada um dos parceiros no projeto? Como montar a atividade, da concepção até o processo de avaliação? Quantos servidores devem estar envolvidos nessa atividade para que tudo funcione bem? Qual deve ser o envolvimento das escolas nesses projetos? Quais conteúdos podem ser oferecidos pelas Câmaras Municipais?

Estas são algumas das questões que serão debatidas no próximo Encontro Ceac: Legislativo, Comunicação e Cidadania, que será realizado entre os dias 28 e 30 de novembro, na Escola do Legislativo, marcando o primeiro ano de funcionamento do Centro de Apoio às Câmaras da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Destinado aos vereadores, técnicos e assessores das Câmaras Municipais, o encontro, uma parceria entre o Ceac/ALMG e Escola do Legislativo, tem como objetivo a capacitação em Cerimonial Legislativo, Educação para Cidadania e Redação Parlamentar.

No dia 28, às 8h30, na abertura do encontro, será lançado o Manual para Realização de Solenidades e Eventos Institucionais nas Câmaras Municipais. Logo a seguir, será oferecido aos participantes uma oficina de Cerimonial Legislativo para debater, a partir do manual, situações práticas vivenciadas pelas Câmaras.

No dia 29 de novembro, de 8h30 às 17 horas, o tema central da programação é Educação para Cidadania. Na parte da manhã, será oferecida uma oficina de Atividades de Educação para Cidadania, enfocando o planejamento de projetos e programas nessa área. À tarde, a partir das 14 horas, haverá uma apresentação dos conteúdos do Kit Cidadania, editado pela Escola do Legislativo e relatos de experiências de Câmaras Municipais em projetos desse tipo.

No dia 30, de 8h30 às 12 horas, será feita uma apresentação do Manual de Redação Parlamentar, editado pela Diretoria de Processo Legislativo da ALMG e uma oficina para apresentação de casos, seguida de debate sobre as diretrizes que nortearam a elaboração das convenções gráficas e de estilo daquela publicação.

Inscrições - As inscrições estarão abertas até o próximo dia 23 de novembro, pelo e-mailescola.eventos@almg.gov.br. Ao se inscrever, o participante deverá informar seu nome e função, a Câmara Municipal de origem, um endereço e telefone para contato e a atividade da qual quer participar, escolhida entre as três citadas acima. Cada Câmara poderá inscrever um participante por atividade, devendo informar as indicações no texto da mensagem de inscrição. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de chegada das inscrições.

Para mais informações, os interessados poderão entrar em contato com o Ceac, pelo e-mail ceac@almg.gov.br, telefone (31) 2108-7303; ou com a Escola do Legislativo, pelo e-mail escola@almg.gov.br, telefone (31) 3348-5400. As informações estão disponíveis também na página da ALMG: www.almg.gov.br.


 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715