PPAG será debatido em mais duas cidades do interior

Duas reuniões no interior do Estado para discutir o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), um debate público ...

25/10/2007 - 03:00
 

PPAG será debatido em mais duas cidades do interior

Duas reuniões no interior do Estado para discutir o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), um debate público no Plenário para debater a utilização do etanol, uma audiência pública em uma aldeia Xacriabá, no Norte de Minas, são os destaques da semana de 29/10 a 2/11/07 na Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Na segunda-feira (29), às 9 horas, acontece a segunda audiência pública para debater o PPAG, em Frutal, no Triângulo Mineiro. A reunião será no Auditório da Uemg, que fica na Avenida Professor Mário Palmério, 1000.

Vão participar do evento os presidentes das comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária, deputado Zé Maia (PSDB), e de Participação Popular, deputado André Quintão (PT), e o relator projeto que contém o PPAG, deputado Lafayette de Andrada (PSDB). De acordo com os deputados, os debates regionais contribuem para aperfeiçoar o texto encaminhado pelo governo à ALMG. As audiências são promovidas pela Assembléia em parceira com o Poder Executivo.

Na quarta-feira (31), acontece em Juiz de Fora, a partir das 9 horas, a terceira audiência regional do PPAG. A audiência será na Escola de Governo (rua Maria Perpétua, 72/3º andar - bairro Ladeira). A etapa final será no Plenário da Assembléia, dos dias 6 a 8 de novembro. As propostas de alteração do PPAG serão encaminhadas às comissões de Participação Popular e de Fiscalização Financeira e Orçamentária, encarregadas da análise do PPAG. Se aprovadas, as sugestões de emendas serão incorporadas ao projeto.

Ainda na segunda-feira, a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial vai realizar, às 14 horas, no Plenário, o Debate Público Etanol - Investimentos e impactos em Minas Gerais. O presidente da comissão, deputado Vanderley Jangrossi (PP) fará a abertura do evento. O diretor de Articulação Regional e Promoção de Minas Gerais, do Instituto de Desenvolvimento Integrado do Estado (Indi), Maurício Cecílio, vai falar no painel "impactos socioeconômicos e ambientais dos investimentos no setor". O evento vai contar também com a presença de outras autoridades e técnicos do setor.

Na terça-feira (30), a Comissão de Segurança Pública realiza audiência pública em São João das Missões, Norte do Estado, com o objetivo de debater o assassinato do índio xacriabá, Avelino Nunes Macedo, ocorrida em setembro deste ano. A reunião, que foi solicitada pelos deputados Sargento Rodrigues, presidente da comissão, e Paulo César, ambos do PDT, acontece em oca da aldeia Xacriabá, às 9h30.

A aplicação da Lei 14.086, de 2001, que cria o Fundo Estadual de Defesa de Direitos Difusos (Fundif) e o Conselho Estadual de Direitos Difusos, será debatida pela Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, nesta quarta-feira (31/10/07), às 10 horas, no Auditório. O Fundif tem o objetivo de financiar a correção de danos causados ao meio ambiente e a outros interesses difusos ou coletivos, bem como ao consumidor, em decorrência de infração à ordem econômica. De acordo com a lei, o fundo será capitalizado por meio das indenizações e multas impostas pelo Judiciário aos responsáveis por esses danos.

Estão convidados a participar da reunião a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena; o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho; o coordenador da Promotoria de Justiça de Direitos Difusos e Coletivos, Antônio Sérgio Rocha de Paula; e o presidente do BDMG, Paulo Tarso Almeida Paiva. A deputada Ana Maria Resende (PSDB) é autora do requerimento que solicitou a audiência.

Na quinta-feira (1º/11), a Comissão de Direitos Humanos faz uma audiência pública, às 9 horas, no Auditório, para obter esclarecimentos sobre a morte de Davidson Herculano da Silva, de 19 anos, ocorrida em 23 de setembro deste ano, no bairro Novo Eldorado, em Contagem. O requerimento solicitando a reunião é de autoria do deputado Durval Ângelo (PT). Denúncias sobre a ação policial que teria levado à morte do jovem foram trazidas à comissão por familiares e pelo advogado Marcelo Santos Melo, em reunião do último dia 11 de outubro.

Reunião Especial - Na segunda-feira (29), às 20 horas, será realizada uma Reunião Especial comemorando os 80 anos de fundação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no Plenário. A iniciativa parte de um requerimento dos deputados André Quintão (PT) e Carlin Moura (PCdoB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715