Aprovado parecer favorável a projeto sobre cartões de crédito

A Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou parecer de 1o ...

11/10/2007 - 00:00
 

Aprovado parecer favorável a projeto sobre cartões de crédito

A Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou parecer de 1o turno favorável ao Projeto de Lei (PL) 1.233/07, do deputado Jayro Lessa (DEM), na reunião desta quinta-feira (11/10/07). O parecer, de autoria do deputado Célio Moreira (PSDB), opinou favoravelmente ao projeto, que tem como objetivo disciplinar a inclusão dos dados referenciais cadastrais das operadoras de cartões de crédito nas correspondências enviadas aos consumidores, assim como na página dessas empresas na internet.

O documento foi aprovado na forma do substitutivo no 1, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e da emenda no 1, apresentada pelo relator na comissão. O substitutivo lista os dados a serem incluídos pela operadora nos meios mencionados, assim como especifica as penalidades em caso de não cumprimento da norma. A emenda no 1 altera o artigo 1o do projeto, ao substituir o termo operadoras de cartão de crédito por administradoras.

De acordo com o relator, a inclusão dos dados é fundamental para que o consumidor saiba como proceder caso queira fazer alguma reclamação contra os serviços prestados pela administradora de cartão de crédito, assim como ter acesso aos canais de comunicação com a empresa. "O cartão de crédito tornou-se um meio de transação financeira popular e, por isso, é preciso que a relação com os consumidores seja a mais transparente possível", afirmou o parlamentar em seu parecer.

Requerimento - Durante a reunião, foi aprovado ainda requerimento de autoria dos deputados Délio Malheiros (PV) e Vanderlei Miranda (PMDB), solicitando a realização de audiência pública conjunta com a Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Corporativismo. O objetivo da reunião é debater o PL 1.585/07, do governador Aécio Neves, que altera a Lei 6.763, de 1975, responsável pela consolidação das leis tributárias do Estado de Minas Gerais.

Presenças - Deputados Délio Malheiros (PV), presidente; Antônio Júlio (PMDB); e João Leite (PSDB).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715