Projeto que cria estância climática em Monte Verde é apreciado

A Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta ...

10/10/2007 - 00:01
 

Projeto que cria estância climática em Monte Verde é apreciado

A Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta quarta-feira, (10/10/07), parecer de 2º turno favorável ao Projeto de Lei (PL) 370/07. De autoria do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), o projeto reconhece o Distrito de Monte Verde, no município de Camanducaia, como estância climática. O relator foi o deputado Vanderlei Miranda (PMDB), presidente da comissão, que opinou pela aprovação do projeto na forma do vencido em 1º turno, ou seja, sem alterações ao texto aprovado no Plenário.

A comissão também aprovou, em 1º turno, parecer favorável ao PL 1.306/07, do deputado Leonardo Moreira (DEM), que autoriza o Poder Executivo a instituir o Selo de Qualidade Artesanal, para identificar produtos feitos no Estado com uso higiênico e sanitário adequado. A relatora do projeto, deputada Cecília Ferramenta (PT), opinou pela aprovação do texto na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Constituição e Justiça, e com a emenda nº 1, que apresentou.

A emenda tem como objetivo assegurar que o produto seja de elaboração artesanal, ecologicamente correto e que não tenha utilizado mão-de-obra infantil em sua produção. O substitutivo da CCJ adequou o texto à técnica legislativa e sanou algumas impropriedades do projeto. Segundo a relatora, o selo será oportuno para garantir a distinção de qualidade do produto artesanal e gerar reconhecimento para a atividade. A deputada acrescentou que o artesanato é referência de preservação cultural, além de ser fonte de renda e geração de empregos.

Legislação tributária - Na reunião, foi aprovado requerimento dos deputados Vanderlei Miranda e Délio Malheiros (PV), pedindo que seja realizada audiência pública conjunta com a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte para debater o PL 1.585/07, do governador, que muda a legislação tributária de Minas Gerais.

Outro requerimento aprovado, do deputado Vanderlei Miranda, pede que a reunião da comissão do dia 17/10 seja interrompida para receber visita de representantes do Instituto Cidades.

Presenças - Deputados Vanderlei Miranda (PMDB), presidente; Bráulio Braz (PTB), vice; e Eros Biondini (PHS), além da deputada Cecília Ferramenta (PT).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715