Reunião Especial comemora o centenário de nascimento de Sinhá Moreira

A Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais comemorou o centenário de Luzia Rennó Moreira, a Sinhá Moreira, du...

09/10/2007 - 00:01
 

Reunião Especial comemora o centenário de nascimento de Sinhá Moreira

A Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais comemorou o centenário de Luzia Rennó Moreira, a Sinhá Moreira, durante Reunião Especial no Plenário, realizada na noite de segunda-feira (8/10/07). A homenageada é conhecida por ter criado na cidade de Santa Rita do Sapucaí, Sul de Minas, a Escola Técnica de Eletrônica, pioneira na América Latina. A reunião foi presidida pelo deputado Doutor Viana (DEM) e solicitada pelo deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB).

Para o deputado Doutor Viana (DEM), Sinhá Moreira foi a responsável por transformar Santa Rita do Sapucaí em um centro de excelência em tecnologia. O atual vale da eletrônica nasceu com a escola técnica e se consolidou com o surgimento do Instituto Nacional de Telecomunicações e da Faculdade de Administração e Informática., "inaugurando a mentalidade que transforma o ensino universitário em uma grande incubadora". Hoje o município possui centenas de empreendimentos de base tecnológica nas áreas de eletrônica, informática, telecomunicações, têxtil e de administração. "Sinhá Moreira foi uma mulher que modificou o rumo da história no Sul de Minas, do Estado e do Brasil," disse o deputado.

O sobrinho da homenageada, deputado federal Bilac Pinto (PL/MG), disse que a iniciativa de fundar a primeira escola técnica de eletrônica da América Latina mudou para sempre a história de Santa Rita do Sapucaí. Em setembro de 1958, o presidente Juscelino Kubitscheck baixou um decreto instituindo no País os cursos técnicos profissionalizantes. Em janeiro de 1959, era assinado o convênio entre o Ministério da Educação e a Fundação Dona Mindoca Rennó Moreira, como mantenedora, para a construção do prédio da escola técnica de eletrônica.. Bilac Pinto destacou também que o casamento com um diplomata, aos 22 anos, fez com que ela conhecesse diversos países. "Depois de conhecer o Japão, D. Sinhá percebeu a importância estratégica da educação e do conhecimento para o desenvolvimento da sociedade", afirmou.

Dalmo Ribeiro Silva lembrou que Sinhá Moreira criou em Santa Rita do Sapucaí, na década de 40, o primeiro conjunto habitacional do País, e também criou um sistema de crédito educativo para os necessitados. Ele destacou que a cidade conta atualmente com um parque industrial de eletro-eletrônica, mundialmente reconhecido. São mais de 100 empresas que desenvolvem tecnologia e produtos de ponta para o mercado nacional e internacional. "Sinhá Moreira revelou-se uma pessoa determinada e generosa, com acentuada disposição para aprender e participar ativamente nas questões sociais", observou o deputado.

Durante a reunião foi lida uma mensagem do governador Aécio Neves congratulando a Assembléia Legislativa, na pessoa do deputado Dalmo Ribeiro da Silva, pela iniciativa de homenagear Sinhá Moreira "uma mulher que, de fato, viveu à frente do seu tempo, e cuja transformadora existência e extraordinária obra constituem incentivo e exemplo para todos nós". Ele destacou também, que a criação da Escola Técnica de Eletrônica foi propulsora de profundas transformações em toda a região do Sul de Minas..

 

 

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715