Inclusão de jovens no mercado de trabalho será discutida em Ipatinga

Nesta quarta-feira (10/10/07), às 9 horas, representantes de duas comissões parlamentares da Assembléia Legislativa d...

04/10/2007 - 00:03
 

Inclusão de jovens no mercado de trabalho será discutida em Ipatinga

Nesta quarta-feira (10/10/07), às 9 horas, representantes de duas comissões parlamentares da Assembléia Legislativa de Minas Gerais estarão em Ipatinga (Vale do Aço) para discutir a qualificação profissional e a inserção de jovens no mercado de trabalho. O requerimento para a reunião conjunta é da deputada Rosângela Reis (PV), presidente da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social. Também participarão do evento representantes da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática. A reunião acontecerá na Câmara Municipal de Ipatinga.

Em seu requerimento, a deputada salienta que a aprendizagem profissional como política pública já prevê a obrigatoriedade de estabelecimentos de médio e grande portes contratarem jovens entre 14 e 24 anos como aprendizes. "O objetivo é a qualificação socioprofissional e a inserção desses jovens no mercado formal de trabalho, tendo em vista a grande parcela da juventude que vive uma situação de vulnerabilidade e sob risco de exclusão", afirmou a parlamentar.

Rosângela Reis lembra que, no Vale do Aço, há uma grande demanda de mão-de-obra, devido a um aumento da produção e expansão dos parques industriais de grandes empresas como a Usiminas e a Cenibra. "O encontro vai discutir a educação e a qualificação profissional na região, a fim de viabilizar o acesso à mão-de-obra com a promoção de formas alternativas de geração de trabalho e renda", justificou a deputada.

Estão convidados a participar da reunião conjunta o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Roberto Lupi; o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, deputado federal Custódio Mattos; o delegado regional do Trabalho, Osmar Miranda de Sales; o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Dagoberto Alves Batista; o presidente do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Geração de Renda do Estado de Minas Gerais, Guilherme Siqueira de Carvalho; e o presidente da Associação Ação Social Pela Vida, Paulo Cézar dos Reis.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715