Semana reúne conferência, fórum e audiências com convidados

A 1ª Conferência da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), que acontece na Assembléia Legislativa de Minas Ge...

17/08/2007 - 00:01
 

Semana reúne conferência, fórum e audiências com convidados

A 1ª Conferência da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), que acontece na Assembléia Legislativa de Minas Gerais nos dias 20 e 21, é o destaque de uma semana que ainda contará com dois encontros regionais do Fórum Técnico ICMS Solidário e 25 reuniões de comissões, sendo sete delas com convidados. Os encontros regionais do Fórum Técnico ocorrerão em Conselheiro Lafaiete, às 8h30 de quinta-feira, e em Juiz de Fora, às 8h30 de sexta-feira. Duas reuniões de comissões também serão realizadas no interior do Estado: uma da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais, em Paracatu, na segunda-feira, às 9 horas; e outra da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, em Itajubá, na quarta-feira, às 14 horas.

A Conferência Metropolitana é organizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru) e pela ALMG. O objetivo do evento é mobilizar o poder público, a sociedade civil e o setor produtivo da RMBH para estabelecer metas e traçar planos de ação sobre temas ligados à gestão metropolitana. Participarão também deputados, prefeitos, vereadores e integrantes do Executivo estadual, que debaterão, entre outros assuntos, o desenvolvimento econômico e social, as políticas urbanas e a gestão ambiental.

A abertura da conferência está programada para as 14 horas de segunda (20/8/07), no Plenário da Assembléia. O primeiro tema a ser apresentado será o "Marco legal da RMBH e o arranjo institucional de gestão", que terá o vice-governador Antônio Augusto Anastasia como expositor. Antes disso, às 13h30, haverá uma apresentação teatral no Hall das Bandeiras. Outro painel de debates, marcado para 16h15, terá como tema "Governança Metropolitana". O evento continua na manhã e tarde de 21 de agosto, e deverá se encerrar com o lançamento da Frente Parlamentar Mineira em favor da RMBH.

Regiões - Já o Fórum Técnico ICMS Solidário tem o objetivo de esclarecer detalhes do Projeto de Lei (PL) 637/07, de autoria do deputado Dinis Pinheiro (PSDB), e colher sugestões para aperfeiçoá-lo. O projeto propõe mudanças nos critérios de distribuição do ICMS, de forma a beneficiar 762 dos 853 municípios mineiros. A intenção é melhorar a situação das prefeituras que possuem menor receita per capita. Haverá reuniões em todas as 10 macrorregiões do Estado.

O primeiro encontro regional do Fórum, na semana, acontecerá em Conselheiro Lafaiete, englobando municípios da Região Central. O evento será no Auditório da OAB, a partir de 8h30. Em Juiz de Fora, o encontro está programado para o mesmo horário, no Hotel Victory Business. Será discutida a situação dos municípios da Zona da Mata.

Homenagem - Na quinta-feira (23), às 14 horas, a Reunião Ordinária de Plenário será interrompida para comemorar os 156 anos do 12º Batalhão de Infantaria, a requerimento do deputado Carlos Pimenta (PDT).

Semana incluirá sete reuniões com convidados e duas visitas

Uma reunião com convidados e uma visita de comissão acontecem na segunda-feira (20). A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais se reúne na Câmara Municipal de Paracatu, às 9 horas, a requerimento dos deputados Almir Paraca (PT) e Sávio Souza Cruz (PMDB). O objetivo é analisar a atuação da Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) da Região Noroeste de Minas Gerais, as demandas da sociedade em sua respectiva área de influência, a destinação dos recursos provenientes da medida compensatória ambiental a serem investidos na região, e assistir a um painel sobre as mudanças climáticas no Estado de Minas Gerais.

Já a Comissão Direitos Humanos visita, às 14 horas, a residência de Rosângela Cyríaco de Oliveira, no bairro Pindorama, em Belo Horizonte, para averiguar o arrombamento e a marca de disparos no portão de sua residência, que teriam sido praticados por traficantes. O requerimento é de autoria do deputado Durval Ângelo (PT).

Na quarta-feira (22), as comissões de Saúde, de Administração Pública e de Direitos Humanos realizam reunião conjunta no Plenarinho II, às 9h30. O objetivo é discutir a situação da Central de Perícias Médicas do Fórum Lafayette, em Belo Horizonte, que, segundo levantamento do Conselho Regional de Medicina, funciona contrariando as normas legais, oferecendo riscos aos usuários. O requerimento é de autoria de Irani Barbosa (PSDB).

No mesmo dia, no Plenarinho III, às 10 horas, a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais se reúne para discutir o Projeto de Lei (PL) 124/07, que dispõe sobre a alteração das dimensões e limites do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça. O requerimento é de autoria dos deputados Wander Borges (PSB) e Padre João (PT).

Ainda na quarta-feira, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática irá se reunir no Auditório da Assembléia, às 10 horas. Será tratada a situação dos trabalhadores demitidos pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec), a requerimento da deputada Ana Maria Resende (PSDB).

A última reunião a realizar-se na quarta é a da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, às 14 horas, na Unifei/CTC, à Rua Santos Pereira, 78, em Itajubá. Será discutida a nova forma de tarifação da telefonia fixa local, tendo em vista a migração da tarifação de pulsos para minutos. O pedido para realização do encontro é do deputado Délio Malheiros (PV).

A Comissão de Direitos Humanos realiza uma visita na quarta-feira, às 14 horas, ao Grupo de Integração Social e Apoio ao Portador do HIV/Aids - Grupo Vhiver, localizado na avenida Bernardo Guimarães, 512, no Bairro Funcionários. Os deputados vão conhecer o trabalho dessa entidade que atende cerca de 2500 pessoas por mês, promovendo atividades de convivência entre pessoas soropositivas, seus familiares e a sociedade. O requerimento é de autoria do deputado Durval Ângelo (PT).

Mais duas reuniões com convidados acontecem na quinta-feira (23). A Comissão de Direitos Humanos se reúne às 9 horas, no Auditório, para analisar o caso de família residente no bairro Copacabana, em Belo Horizonte, que teria sido agredida por policiais militares, em razão de um mal-entendido em incidente de trânsito, ocorrido em 27 de julho deste ano. O requerimento é de autoria do deputado Durval Ângelo (PT).

A segunda reunião é da Comissão de Saúde, às 10 horas, no Plenarinho IV. O objetivo é estudar providências para combater o aumento de casos de agressões físicas e verbais contra profissionais de saúde, e as propostas do movimento "Saúde em Movimento pela Paz", criado pelo Sindicato dos Médicos de Minas Gerais. O requerimento é de autoria do deputado Hely Tarqüínio (PV).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715