ICMS solidário e questões municipais são destaques na semana

O lançamento da Frente Parlamentar em prol do ICMS Solidário, na terça-feira (7/8/07), e a realização do primeiro enc...

03/08/2007 - 00:01
 

ICMS solidário e questões municipais são destaques na semana

O lançamento da Frente Parlamentar em prol do ICMS Solidário, na terça-feira (7/8/07), e a realização do primeiro encontro regional sobre o tema, em Montes Claros, na sexta-feira (10), estão entre os eventos mais importantes promovidos pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na semana entre 6 e 10 de agosto. A proposta do ICMS Solidário pretende alterar as regras de distribuição do imposto entre os municípios. Outros temas de destaque na semana também estão relacionados a questões municipais, tais como a reunião da Comissão de Saúde sobre a atuação das prefeituras na execução dos programas Saúde da Família e Saúde em Casa e a eleição de delegados para a 1ª Conferência Metropolitana da RMBH.

Em Plenário, deverá entrar em pauta esta semana o Projeto de Lei (PL) 1.182/07, de autoria do governador Aécio Neves. Ele prioriza os cidadãos com idade igual ou superior a 70 anos no pagamento dos precatórios judiciários de natureza alimentar devidos pelo Governo do Estado, observada a disponibilidade financeira do tesouro estadual.

Fórum sobre ICMS terá 12 encontros regionais

O encontro regional de Montes Claros, a respeito do ICMS Solidário, integra o Fórum Técnico organizado pela Assembléia com o objetivo de promover uma ampla discussão sobre os critérios de distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) entre os municípios mineiros. Além de Montes Claros, o Fórum inclui 11 etapas a serem realizadas em outras cidades-pólo do Estado. O objetivo é colher sugestões para aprimorar o PL 637/07, do deputado Dinis Pinheiro (PSDB), que altera a Lei 13.803, de 2000. A etapa final será realizada nos dias 2 e 3 de outubro, no Plenário.

O encontro em Montes Claros terá início às 8h30, na Sociedade Rural, na sexta-feira (10). Já o lançamento da Frente Parlamentar, na terça-feira (7), é iniciativa da deputada Ana Maria Resende (PSDB). O evento acontecerá às 19 horas, no Salão Nobre. O encontro das entidades da sociedade civil para eleição de delegados para a 1ª Conferência Metropolitana está marcado para quarta-feira (8), às 14 horas, na Escola do Legislativo. Também está programada para a semana a Reunião Especial do Plenário em comemoração dos 25 anos do Jornal Edição do Brasil, a requerimento do deputado Fábio Avelar (PSC), que acontecerá segunda-feira, às 20 horas.

Comissões realizam cinco reuniões com convidados

Entre as 20 reuniões agendadas pelas comissões permanentes da ALMG nesta semana, cinco contarão com a presença de convidados. Além disso, está prevista uma visita da Comissão de Direitos Humanos ao subsecretário de Estado de Administração Penitenciária, Genilson Zeferino. A reunião acontecerá na terça-feira (7), às 14 horas, a requerimento dos deputados Durval Ângelo (PT) e João Leite (PSDB). O objetivo é discutir questões de direitos humanos relativas ao sistema prisional.

Para quarta-feira (8), estão programadas quatro reuniões com convidados. Às 9h15, no Plenarinho I, a Comissão de Saúde se reúne para debater a atuação dos municípios mineiros na execução dos programas Saúde da Família (PSF) e Saúde em Casa. O requerimento é do deputado Doutor Rinaldo (PSB). A ampliação do atendimento do PSF para a população dependente do Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos objetivos do governo. Em 2006, o programa atingiu 54,6% da população. Até 2011, a meta é chegar a 70%, pelo menos.

Às 9h30, a Comissão de Segurança Pública reúne-se no Auditório para discutir as condições sanitárias e de salubridade a que estão submetidos os policiais lotados no Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes, da Polícia Militar. O autor do requerimento para a reunião é do deputado Sargento Rodrigues (PDT). Também na quarta-feira, às 10 horas, a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais se reúne no Plenarinho III, para debater a Deliberação Normativa do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) que trata da obrigatoriedade da outorga para os poços artesianos perfurados e a serem perfurados, bem como as penalidades e multas para aqueles que não possuem essa autorização de uso de água subterrânea.

Às 16 horas, as comissões de Direitos Humanos e de Segurança Pública promovem reunião conjunta no Plenarinho II para discutir as regras de promoções do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). As regras foram instituídas pela Lei Complementar 95, de 2007. O requerimento é de autoria do deputado Sargento Rodrigues (PDT). Está convidado o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, José Honorato Ameno.

Uma reunião está programada para quinta-feira (9). Às 10 horas, a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte se reúne no Teatro da Assembléia para debater a situação dos mutuários inadimplentes dos conjuntos habitacionais Caieiras e Morro Alto, localizados no Município de Vespasiano. As famílias estão ameaçadas de despejo pela Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG), responsável pelos financiamentos. O requerimento para realização da reunião é de autoria do deputado Dinis Pinheiro (PSDB).

Foi cancelada na segunda-feira (6/8/07) a audiência pública da Comissão de Direitos Humanos prevista para as 9 horas, no Auditório. O objetivo era obter esclarecimentos sobre denúncia de que o jovem Marcos de Araújo Braga, que esteve preso no Ceresp da Gameleira, teria sido torturado por um agente penitenciário daquele estabelecimento prisional, no último dia 13 de julho, fato que teria provocado a transferência do sentenciado. O autor do requerimento é o deputado Durval Ângelo (PT).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715