Presidente em exercício, José Alencar, homenageia Ubá na ALMG

O presidente em exercício da República, José Alencar Gomes da Silva, esteve na noite desta quinta-feira (5/7/07), na ...

06/07/2007 - 00:00
 

Presidente em exercício, José Alencar, homenageia Ubá na ALMG

O presidente em exercício da República, José Alencar Gomes da Silva, esteve na noite desta quinta-feira (5/7/07), na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, onde participou da Reunião Especial de Plenário em homenagem aos 150 anos de Ubá, na Zona da Mata mineira.

A 290 km de Belo Horizonte, a cidade concentra o maior pólo moveleiro do Estado, com 400 fábricas, que empregam mais de 50% da mão-de-obra do setor, fato destacado por José Alencar em seu discurso. Ele não escondeu seu carinho pelo município, onde morou por oito anos no decorrer da década de 60. "Meus dois filhos nasceram em Ubá. Só tenho boas recordações daquele povo hospitaleiro que me acolheu tão bem", afirmou.

José Alencar destacou ainda a importância da homenagem à cidade feita pelo ALMG, o que, segundo ele, traduz os sentimentos de todo o povo mineiro". Partindo para o improviso, o presidente em exercício arrancou risadas da platéia ao contar passagens de sua vida relacionadas ao município. No fim, não perdeu a chance de destacar: "É uma das cidades mais importantes do País. Afinal, foi a que nos deu Ary Barroso e sua Aquarela do Brasil, conhecida nos quatro cantos do mundo", brincou.

O presidente da Assembléia, deputado Alberto Pinto Coelho (PP) também citou Ary Barroso e outros filhos ilustres de Ubá.. "Esta é a terra de grande políticos, intelectuais e artistas. A cidade nos deu Raul Soares, Levindo Coelho, Antônio Olinto e Ozanan Coelho", enumerou. O deputado traçou um histórico do município e recordou as batalhas de confete na Rua São José, o Cinema Brasil, o Bar do Ponto e o Grande Hotel, "que abrigava os viajantes desembarcados na movimentada estação da Estrada de Ferro Leopoldina".

O autor do requerimento para a realização da homenagem foi o deputado Roberto Carvalho (PT), que declarou seu amor à cidade, num discurso emocionado. "Todos nós que tivemos que sair de Ubá carregamos no peito e na alma o amor à nossa terra", afirmou.

Homenagem - Alberto Pinto Coelho e José Alencar entregaram ao prefeito de Ubá, Dirceu dos Santos Ribeiro, uma placa comemorativa. A esposa do deputado Roberto Carvalho, Maria de Fátima Masiero Bittencourt, entregou flores para Nádia Micherif, que representou as mulheres ubaenses.

Os convidados, que lotaram o Plenário, assistiram à apresentação do Coral Madrigal Ubaense, que apresentou oito músicas ao longo da cerimônia, entre elas, "Aquarela do Brasil" e "No Rancho Fundo", ambas de Ary Barroso, sendo essa última em parceria com Lamartine Babo.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715