ALMG assessora Legislativo do Pará na implantação de pregão eletrônico

A Assembléia Legislativa de Minas Gerais auxiliou a Assembléia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) a implantar o se...

26/06/2007 - 00:01
 

ALMG assessora Legislativo do Pará na implantação de pregão eletrônico

A Assembléia Legislativa de Minas Gerais auxiliou a Assembléia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) a implantar o serviço de pregão eletrônico. Entre os dias 11 e 16 de junho de 2007, o gerente-geral de Material e Patrimônio da ALMG, Eduardo de Mattos Fiúza, esteve no Pará e repassou a experiência do Legislativo mineiro nesse tipo de compra, fornecendo material e apostila com a descrição, passo a passo, de como deve ser o processo. Fiúza é presidente da comissão de licitação e pregoeiro oficial da ALMG. Todas as despesas foram pagas pela Alepa.

De acordo com Fiúza, a idéia de que a ALMG assessorasse a Alepa nesse sentido surgiu no final de maio, em Minas Gerais, durante o encontro do Colegiado dos Presidentes dos Poderes Legislativos Estaduais e do Distrito Federal. O objetivo do encontro, que reuniu representantes de 17 assembléias, foi estimular a troca de experiências entre as instituições e seu conseqüente fortalecimento. Na ocasião, o presidente da ALMG, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), foi eleito presidente do colegiado das assembléias.

Esta não é a primeira vez que a Assembléia de Minas repassa a outras instituições seus conhecimentos sobre o pregão eletrônico, que foi implantado na Casa em julho de 2003 e tem gerado uma economia de até 30% na aquisição de alguns produtos. Em junho de 2006, servidores da Assembléia do Rio de Janeiro estiveram em Belo Horizonte para conhecer o funcionamento e a legislação do pregão.

"A Assembléia de Minas está exportando sua técnica de contratação. O sistema anterior, por meio de concorrência, tomada de preços e convite, que ainda vigorava na Alepa para compra e contratação de bens e serviços comuns, é muito mais demorado, antigo e burocrático, além de não permitir ao licitante a possibilidade de oferecer um menor preço", explica Fiúza. A experiência da ALMG foi importante, inclusive, para auxiliar a elaboração do primeiro edital que deve ser feito pela Alepa na nova modalidade, já nos próximos dias.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715