Comissão do Trabalho aprova parecer a PL que beneficia o idoso

A Comissão de Trabalho, da Previdência e da Ação Social da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou nesta quart...

16/05/2007 - 00:00
 

Comissão do Trabalho aprova parecer a PL que beneficia o idoso

A Comissão de Trabalho, da Previdência e da Ação Social da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou nesta quarta feira (15/5/07) o parecer de 1º turno sobre o PL 425/07. O projeto, de autoria do deputado Leonardo Moreira (DEM), obriga a afixação de cartazes nos terminais rodoviários e estações ferroviárias, informando aos cidadãos maiores de 65 anos, o direito à gratuidade dos transportes urbanos, semi-urbano e intermunicipais, garantido pelo Estatuto do Idoso. O parecer do relator, deputado Walter Tosta (PMN), é pela aprovação do projeto com a emenda nº 1 apresentada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Essa emenda corrige impropriedades técnicas do texto, sem alterar o seu conteúdo. Walter Tosta afirmou que o projeto vem ao encontro das necessidades do idoso, que tem dificuldades de obter informações sobre seus direitos.

Outro parecer, de turno único, aprovado pela comissão é o do PL 287/07, que institui a Medalha do Mérito Risoleta Tolentino Neves. O projeto é de autoria do deputado Doutor Viana (DEM) e segue o parecer aprovado na CCJ, que opinou pela aprovação através do substitutivo nº 1, que cria o conselho da medalha. A medalha será oferecida anualmente, em julho, a 10 pessoas, físicas e jurídicas, em reconhecimento a sua atuação na área da assistência social.

A comissão ainda aprovou um requerimento de autoria do deputado Durval Ângelo (PT) que solicita uma reunião conjunta com a Comissão de Direitos Humanos, a fim de debater a precariedade das relações de trabalho e violações de direitos fundamentais por parte da Cemig. A reunião também tem o objetivo de obter esclarecimentos sobre o aumento do número de acidentes de trabalho com vítimas fatais. A partir de 1999, as mortes na empresa, que eram de uma a cada 18 meses pularam para uma a cada 38 dias. Também foram aprovados seis proposições que dispensam a apreciação do Plenário.

Presenças - Deputada Rosângela Reis (PV), presidente; deputados Walter Tosta (PMN) e Antônio Carlos Arantes (PSC).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715