Oito cidades confirmam presença em conferência das mulheres

Oito municípios mineiros já têm participação garantida na II Conferência Estadual de Políticas para Mulheres (II CEPM...

24/04/2007 - 00:00
 

Oito cidades confirmam presença em conferência das mulheres

Oito municípios mineiros já têm participação garantida na II Conferência Estadual de Políticas para Mulheres (II CEPM), que será realizada nos dias 9 e 10 de julho de 2007, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte. Segundo a Comissão Organizadora da II CEPM, que reuniu-se nesta terça-feira (24/4/07) na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, outros 32 encontros - sendo oito regionais - estão previstos para até o dia 14 de maio, que é a data limite para realização das conferências.

A II CEPM tem como objetivos avaliar a implementação e apresentar propostas de alteração do Plano Estadual e do Plano Nacional de Políticas para Mulheres para o período 2004/2007; analisar a participação da mulher nos espaços de poder e elaborar sugestões para ampliar essa participação. Também serão eleitas as delegadas que representarão Minas Gerais na II Conferência Nacional, que será realizada no mês de agosto, em Brasília.

Na reunião preparatória desta terça-feira (24) também foram definidos nomes dos expositores da II CEPM. Na abertura dos trabalhos estão previstas as presenças do presidente da ALMG, deputado Alberto Pinto Coelho (PP); do governador Aécio Neves; da secretária Especial de Políticas para as Mulheres, ministra Nilcéa Freira; do secretário de Estado de Desenvolvimento Social, deputado federal Custódio Mattos; da coordenadora especial de Políticas para as Mulheres, Virgília Rosa; da presidente do Conselho Estadual da Mulher, Carmen Rocha Dias; da representante da União Brasileira de Mulheres e dos Movimentos Sociais, Jovita Levy Ginja; e de representantes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e do Ministério Público.

Para o painel "Apresentação das ações e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres" serão convidadas a titular da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, deputada federal Jô Moraes (PCdoB/MG); e a conselheira Nacional dos Direitos da Mulher, ex-deputada estadual e federal, Maria Elvira. Ainda não estão definidos os nomes das coordenadoras dos grupos de trabalho que abordarão os seguintes temas: "Autonomia, igualdade no mundo do trabalho e cidadania"; "Educação inclusiva e não sexista"; "Saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos"; Enfrentamento à violência contra as mulheres"; e "Mulher e poder: participação social e política".

Conferências municipais já realizadas

Até agora já foram realizadas oito conferências municipais nas cidades de Santa Luzia, Belo Horizonte, Betim, Jequitaí, Unaí, Poços de Caldas; Taiobeiras, e Bonfinópolis; e uma conferência regional na cidade de Unaí. Já estão agendadas conferências municipais em Itutitaba, Nova Lima, Jaboticatubas, Ipatinga, Pirapora; Lavras; Varginha; Brumadinho; Governador Valadares; Contagem, Montes Claros; Confins; Itajubá; Divino; Formiga; Lagoa Santa; e Pouso Alegre. Nas cidades de Machado, Lago das Três Marias (englobando os municípios de Abaeté, Biquinhas, Felixlândia, Morava Nova de Minas, Paineiras, Pompeu, São Gonçalo do Abaeté e Três Marias); Barbacena (Bias Fortes, Ressaquinha e Santana do Garambéu); Congonhas; Almenara; Coronel Fabriciano; e Araguari, as conferências serão regionais.

Como realizar a conferência municipal

Nos municípios que ainda não realizaram suas conferências, as entidades da sociedade civil devem procurar as prefeituras, uma vez que os encontros somente podem ser convocados por decreto do prefeito. Se a opção for pela conferência regional, o prefeito da cidade que sediará o evento fará o decreto, no qual deverão constar os nomes dos municípios participantes. Uma sugestão de modelo de decreto pode ser encontrada na página da Assembléia na internet - www.almg.gov.br, que também publica o regimento na II CEPM, os temas para discussão, as instruções para realização das conferências municipais, entre outras informações.

A próxima reunião da Comissão Organizadora da II Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres será no dia 3 de maio, quinta-feira, às 9 horas, no 18º andar do Edifício Tiradentes (Rua Rodrigues Caldas, 79, em Belo Horizonte).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715