Audiências e viagens estão na pauta da ALMG para esta semana

A agenda das comissões da Assembléia Legislativa de Minas Gerais para a semana de 23 a 27 de abril de 2007 prevê a re...

20/04/2007 - 00:00
 

Audiências e viagens estão na pauta da ALMG para esta semana

A agenda das comissões da Assembléia Legislativa de Minas Gerais para a semana de 23 a 27 de abril de 2007 prevê a realização de oito reuniões com convidados, sendo uma em Itamarandiba, e uma visita a Brasília. Na pauta da semana, também consta uma Reunião Especial do Plenário, nesta segunda-feira (23), às 20 horas, para comemorar o centenário do Escotismo Mundial. O requerimento é do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB). Na quarta-feira (25), às 15h30, no Teatro da ALMG, será a solenidade de lançamento da Frente Parlamentar da Saúde, a requerimento do deputado Carlos Pimenta (PDT). De acordo com o coordenador da frente, deputado Hely Tarqüínio (PV), o objetivo principal é trabalhar para cumprir os princípios doutrinários e constitucionais que entendem a saúde como o bem mais precioso da vida, direito social inalienável, e responsabilidade maior do Estado.

Na segunda-feira (23) a Comissão de Direitos Humanos recebe o coordenador da Universidade da Paz (Unipaz), Harbans Lal Arora, para um debate sobre os direitos humanos como requisito para a conquista da paz. A audiência pública será às 19 horas, no Auditório, a requerimento do deputado Durval Ângelo (PT), presidente da comissão. A Unipaz foi criada pela psicóloga francesa Monique Thoenig que, em 1979, fundou a primeira Universidade Holística, em Paris. Depois dessa iniciativa, foram feitos contatos entre intelectuais e pesquisadores que começavam a questionar o paradigma científico vigente, baseado no saber, dissociado da arte, da filosofia e da tradição.

Maioridade penal será debatida em reunião conjunta

Os deputados das Comissões de Segurança Pública e de Participação Popular promovem reunião conjunta, nesta terça-feira (24), às 9h15, no Plenarinho III, para debater a maioridade penal na legislação brasileira. Segundo o sistema jurídico vigente no Brasil, a maioridade penal se dá aos 18 anos de idade, quando um jovem passa a responder inteiramente por seus atos. Essa norma pode ser encontrada no artigo 27 do Código Penal; no caput do artigo 104 do Estatuto da Criança e do Adolescente; e no artigo 228 da Constituição Federal. O requerimento para a realização da audiência pública é do deputados Paulo Cesar (PDT), vice-presidente da Comissão de Segurança Pública; e André Quintão (PT), presidente da Comissão de Participação Popular.

O objetivo principal da audiência pública é discutir o cumprimento das sete medidas socioeducativas para o adolescente infrator, previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente. A reunião será acompanhada por estudantes da Faculdade de Direitos do Uni/BH, por meio do programa Conexão Assembléia, desenvolvido em parceria entre a Escola do Legislativo e as turmas dos três turnos da disciplina de Direito Penitenciário.

Crianças desaparecidas - Também nesta terça-feira, às 14 horas, acontece a segunda reunião conjunta das comissões de Direitos Humanos e de Segurança Pública destinada a investigar o desaparecimento de crianças e adolescentes no Estado, entre 2005 e 2007, a requerimento do deputado Durval Ângelo (PT). O local é o Plenarinho I. As comissões pretendem ouvir, entre outros convidados, Benoni Prates Beltrão e Cléia Maria da Conceição Santos, pais do menino Pedro Augusto Beltrão, desaparecido desde agosto de 2006, em Belo Horizonte. A reunião será reservada.

A Comissão de Saúde vai realizar, nesta quarta-feira (25), uma reunião com convidados para discutir o processo de contratualização na área de saúde com os hospitais do Estado. Esse processo refere-se a um conjunto de medidas adotadas pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria 1.721, de 2005, que tem por objetivo fortalecer e aprimorar o Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um novo modelo de organização e financiamento da rede hospitalar que propõe a humanização da assistência e a oferta de instrumentos mais eficientes de monitoramento, avaliação e regulação. Pela contratualização, o representante legal do hospital e o gestor municipal ou estadual do SUS firmam um convênio no qual estabelecem metas quantitativas e qualitativas que visem a melhoria do atendimento.

A reunião acontece às 9h15 no Plenarinho I, e foi requerida pelos deputados Carlos Pimenta (PDT), Arlen Santiago (PTB), Gil Pereira (PP), Luiz Tadeu Leite (PMDB), Paulo Guedes (PT), Dinis Pinheiro (PSDB) e pela deputada Ana Maria Resende (PSDB).

Também na quarta-feira, a situação do aterro sanitário de Belo Horizonte, localizado na BR-040, será tema de reunião com convidados da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais. Os debates serão às 10 horas, no Auditório. O deputado Fábio Avelar (PSC), autor do requerimento para realização da reunião, pediu urgência na discussão do tema, já que os problemas relacionados com o aterro, segundo ele, se arrastam desde 2005. "A situação é grave e está atingindo seriamente os moradores do entorno", disse.

Deputados têm encontro com ministros em Brasília

A Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas visitará, na quinta-feira (26), os Ministérios dos Transportes e das Comunicações. A visita começa pelo Ministério das Comunicações, às 9 horas, quando os deputados serão recebidos pelo ministro Hélio Costa. Às 10h30, a comissão encontrará o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. A requerimento do deputado Gil Pereira (PP), os deputados da comissão pretendem cobrar a recuperação das rodovias federais que cortam Minas Gerais, além de obterem mais informações sobre a implantação da TV digital no País.

Perícia de imóveis - A taxa cobrada pela Caixa Econômica Federal (CEF) para realizar perícias e avaliações de imóveis é de R$ 400. De acordo com informações do gabinete do deputado Délio Malheiros (PV), esse valor é muito superior ao cobrado por outras instituições que prestam esse serviço. Com o objetivo de esclarecer os motivos para essa diferença, a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte vai realizar, na também na quinta-feira, às 9 horas, no Plenarinho IV, uma reunião com convidados. A audiência foi requerida pelo próprio deputado, que preside a comissão.

A secretária de Estado de Turismo, Érica Campos Drumond, é a convidada da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo para a reunião desta quinta-feira. Na audiência serão discutidos os projetos do governo estadual para o setor do Turismo. A reunião será às 9h30, no Plenarinho IV, e acontece a requerimento do deputado Vanderlei Miranda (PMDB), presidente da comissão.

O abate ilegal de bovinos em Minas Gerais será tema de audiência pública da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial também na quinta-feira. A reunião, solicitada pelos deputados Padre João (PT), Getúlio Neiva (PMDB), Antônio Carlos Arantes (PSC), Chico Uejo (PSB), e pelo ex-deputado Vanderlei Jangrossi (PP) , será às 10 horas, no Plenarinho II.

Itamarandiba - A última atividade das comissões prevista para esta semana é a audiência pública da Comissão de Segurança Pública que será realizada em Itamarandiba, no Vale do Jequitinhonha, às 9h30. A comissão pretende discutir a segurança pública nos municípios de Itamarandiba, Setubinha e Aricanduva, a requerimento dos deputados Délio Malheiros (PV) e Sargento Rodrigues (PDT).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715