Semana de 9 a 13/4 terá nove reuniões com convidados

A instalação de hidrômetros individuais em condomínios, o controle da dengue no Estado e prejuízos ambientais causado...

04/04/2007 - 00:02
 

Semana de 9 a 13/4 terá nove reuniões com convidados

A instalação de hidrômetros individuais em condomínios, o controle da dengue no Estado e prejuízos ambientais causados pelo rompimento de uma barragem na Zona da Mata são alguns dos destaques das reuniões que acontecem na próxima semana, de 9 a 13/4/07, na Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Serão nove reuniões com convidados, além de uma visita ao presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Orlando Adão Carvalho.

A semana começa com uma reunião conjunta das comissões de Participação Popular e do Trabalho, da Previdência e da Ação Social. Na segunda (9), às 14 horas, os deputados debatem o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a uma emenda do projeto federal que criou a chamada "Super-Receita". Essa emenda estabelece que apenas a Justiça do Trabalho - e não um fiscal da Receita - poderá contestar um contrato firmado entre duas pessoas jurídicas para a prestação de serviços. A reunião foi requisitada pelo deputado Carlin Moura (PCdoB), e acontece no Auditório.

Também na segunda-feira, às 20 horas, no Plenário, haverá uma Reunião Especial em homenagem aos 20 anos de fundação da Universidade Federal de São João del Rey, atendendo a requerimento do deputado Domingos Sávio (PSDB).

A visita ao presidente do TJMG será feita pelos deputados que integram as comissões de Direitos Humanos e de Segurança Pública, nesta terça (10), às 15 horas. Eles vão pedir ao presidente do TJ a criação do Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, conforme prevê a Lei Maria da Penha (Lei federal 11.340, de 2006). O requerimento para a visita é dos presidentes das duas comissões, deputados Durval Ângelo (PT) e Sargento Rodrigues (PDT), respectivamente.

Também na terça, haverá duas reuniões com convidados. A pedido do deputado Gustavo Valadares (DEM), a Comissão de Segurança Pública pretende ouvir autoridades policiais e do setor esportivo a respeito da proibição da venda de bebidas alcoólicas no Mineirão. A audiência será às 8h45, no Plenarinho III.

Já às 14h30, no Auditório, a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas debate a construção do novo terminal rodoviário de Belo Horizonte, previsto para ser construído no bairro Calafate. A reunião também acontecerá a requerimento do deputado Gustavo Valadares. Entre os convidados está o prefeito da Capital, Fernando Pimentel.

Outras duas audiências públicas acontecem na quarta-feira (11). Às 10 horas, a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais discute os prejuízos ambientais, econômicos e sociais da região afetada pelo rompimento da barragem da Mineradora Rio Pomba Cataguases, em Miraí. Os deputados pretendem também debater o conteúdo do laudo sobre o acidente preparado pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Cultural, Urbanismo e Habitação (Caoma). Esta reunião será no Auditório e acontece a requerimento dos deputados Sebastião Costa (PPS), André Quintão (PT) e Padre João (PT).

A instalação de hidrômetros individuais em unidades de condomínio será o tema da reunião da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, também na quarta-feira, às 15 horas, no Auditório. A audiência deverá reunir a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, a direção da Copasa e representantes de órgãos de defesa do consumidor e de condomínios.

A Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte realizará outra reunião com convidados na quinta-feira (12). Desta vez, os deputados querem ouvir o secretário de Estado da Fazenda, Simão Cirineu Dias, e o chefe do Detran, Eduardo Betti Menezes, sobre a não implementação do parcelamento de multas de trânsito, previsto pela Lei 15.956, de 2005. O deputado Antônio Júlio (PMDB) é o autor do requerimento para a reunião, que acontece no Plenarinho III, às 9 horas.

Também às 9 horas, no Auditório, a Comissão de Direitos Humanos discute a destinação de um imóvel no bairro Barreiro, onde funcionava o Centro Pró-Vida Paulo Campos Guimarães, que teve suas atividades encerradas por meio de um decreto, para abrigar o Centro Integrado de Atendimento à Criança, ao Adolescente e à Família. O requerimento para a reunião é do deputado Durval Ângelo.

A Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial se reúne na quinta-feira, às 10 horas, no Plenarinho II, para ouvir dos representantes dos órgãos do Sistema Estadual da Agricultura os planos, programas e perspectivas de trabalho para este ano. O requerimento é do presidente da comissão, deputado Vanderlei Jangrossi (PP). Epamig, Ruralminas, Faemg, Emater e outros órgãos foram convidados para o debate.

Já a Comissão de Saúde convidou o secretário de Estado da Saúde, Marcus Pestana, o secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, além de outras autoridades da área, para debater o controle da dengue e da leishmaniose visceral no Estado. A reunião, que acontece a requerimento do deputado Eros Biondini (PHS), será na quinta-feira, às 10h30, no Plenarinho I.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715