Semana terá 15 reuniões de comissões na ALMG

Mesmo com os feriados da Semana Santa, a semana de 2 a 6 de abril será movimentada na Assembléia Legislativa de Minas...

30/03/2007 - 00:01
 

Semana terá 15 reuniões de comissões na ALMG

Mesmo com os feriados da Semana Santa, a semana de 2 a 6 de abril será movimentada na Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Estão previstas 15 reuniões de comissões, das quais quatro são audiências públicas com convidados. Também haverá uma visita da Comissão de Transporte às obras da trincheira de acesso a Santa Luzia. No Plenário, continuam em pauta as contas do governador Aécio Neves referentes aos anos fiscais de 2005 e 2006. Haverá reuniões ordinárias na terça (3/4/07) e na quarta-feiras (4), às 14 horas.

Obras em rodovia e formação de cartel

A visita da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas ao acesso a Santa Luzia pela BR-381 tem o objetivo de saber quando as obras da nova trincheira, que começaram há cerca de um ano e meio, serão finalizadas. Segundo informações do gabinete do deputado Juninho Araújo (PSB), que solicitou a visita, os motoristas enfrentam congestionamentos diários no local, que chegam a 3 km nos horários de pico. Nos finais de semana prolongados, os engarrafamentos chegam a 12 km, e os motoristas ainda têm que conviver com o risco de assaltos. A visita será feita na segunda-feira (2), às 14h15.

Também na segunda-feira (2), a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte realiza uma audiência pública para debater a possível formação de cartel dos postos de gasolina em Belo Horizonte. A reunião será às 15 horas, no Plenarinho IV, e atende a requerimento do presidente da comissão, deputado Délio Malheiros (PV).

De acordo com o parlamentar, a hipótese do cartel foi levantada pela imprensa em reportagens recentes, diante da constatação de que vários postos da Capital estariam cobrando preços iguais na venda de gasolina. Pesquisa realizada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) no mês de março em 178 postos de combustível de Belo Horizonte demonstrou que 35% deles vendiam o combustível com valor idêntico: R$ 2,499. Ainda segundo a pesquisa, se forem desprezados os milésimos de centavos, o número de estabelecimentos com preço igual (R$ 2,49) sobe para 56,7%.

Circuito das Águas - Na terça-feira (3), a Comissão de Transporte realiza uma reunião com convidados para discutir a situação das rodovias federais que passam pelo Circuito das Águas, no Sul de Minas. A reunião será às 14h30, no Auditório, e acontece a requerimento do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB). O parlamentar ressalta que a BR-460 está em precárias condições no trecho entre Lambari e São Lourenço, o que prejudica o acesso de turistas e o transporte de estudantes e pacientes da região. A audiência pública vai ser também uma tentativa de encaminhar uma solução para esse problema.

Propostas de secretário e solidariedade a cubanos

Já a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais convidou o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, para uma reunião na quarta-feira (4), às 10 horas, para que ele faça um relato das atividades de sua pasta em 2006 e apresente seus projetos para 2007. O secretário, que também é presidente do Conselho de Política Ambiental (Copam), deve falar também dos planos para o órgão ao longo deste ano. O requerimento para a reunião, que será realizada no Plenarinho III, é do deputado Sávio Souza Cruz (PMDB).

Também na quarta-feira (4), a Comissão de Participação Popular recebe a delegação cubana que vai participar da XV Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba. O requerimento da audiência pública é dos deputados André Quintão (PT), presidente da comissão, e Carlin Moura (PCdoB). Os debates serão às 9h30, no Auditório. Roberto González, um dos integrantes do grupo, entregará à comissão um documento que solicita a imediata liberação de cinco cidadãos cubanos presos nos Estados Unidos desde 1998, a ser encaminhado a diversos órgãos internacionais. Ele é irmão de um dos presos e advogado das famílias.

A Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba é anual e busca visibilidade para os problemas enfrentados por aquele país, sendo realizada pela Associação Cultural José Marti com o patrocínio de várias entidades. Em 2007, o evento acontecerá no Sesc Contagem, entre os dias 5 e 7 de abril.

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715