Deputada propõe ciclos de debates para debater saneamento e PAC

A deputada Elisa Costa (PT) fez um pronunciamento durante a Reunião Ordinária de Plenário da Assembléia Legislativa d...

06/02/2007 - 01:00
 

Deputada propõe ciclos de debates para debater saneamento e PAC

A deputada Elisa Costa (PT) fez um pronunciamento durante a Reunião Ordinária de Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais nesta terça-feira (6/2/07), e agradeceu a confiança dos seus colegas de partido em sua indicação para líder do PT. De acordo com a deputada, o País vive um momento de renovação da esperança, em que é preciso empenho para crescer com distribuição de renda e inclusão social. A deputada sugeriu duas propostas de agenda para a ALMG - um ciclo de debates para discutir o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal e os benefícios que ele pode trazer para Minas, e outro para discutir o saneamento no Estado à luz do novo marco regulatório.

Ainda de acordo com Elisa Costa, é preciso discutir a universalização do saneamento em Minas, reduzir o déficit de abastecimento e debater a destinação final de resíduos sólidos. "Precisamos discutir o papel da Copasa na universalização do saneamento. Ainda não estamos convencidos de que é preciso criar subsidiárias", afirmou a deputada, referindo-se ao PL 3.374/06, do governador do Estado, que tramita na Casa em regime de urgência.

Em aparte, o deputado Célio Moreira (PSDB) parabenizou o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, que fará consulta popular sobre o funcionamento do comércio nos domingos, antes de enviar projeto de lei para a Câmara Municipal.

Nova bancada - O deputado Deiró Marra (PSB) discursou sobre sua saída do PL para integrar a bancada do PSB. De acordo com ele, em partidos isolados os deputados teriam menos condições de ter êxito em suas iniciativas. "Para trabalharmos por uma política de transformação social, precisávamos nos unir. E o PSB tem demonstrado ser um partido coerente com essa proposta", concluiu.

Comissão Especial em caráter de urgência

O deputado Carlos Pimenta (PDT) manifestou sua preocupação com as 14 mil pessoas desabrigadas pelas 21 horas ininterruptas de chuva em Januária. Segundo ele, já chega a 140 o número de municípios que decretaram estado de calamidade, e o governo do Estado está sem condições de ajudar todos os municípios. O deputado sugeriu que fosse criada uma comissão especial na ALMG, em caráter emergencial, para tratar do assunto e cobrar das autoridades federais auxílio para os municípios afetados pelas chuvas.

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715