Aprovado parecer sobre política da pessoa com deficiência

O projeto que estabelece a política da pessoa com deficiência para o estado de Minas Gerais teve parecer favorável de...

18/12/2006 - 01:00
 

Aprovado parecer sobre política da pessoa com deficiência

O projeto que estabelece a política da pessoa com deficiência para o estado de Minas Gerais teve parecer favorável de 1º turno aprovado, na tarde desta segunda-feira (18/12/06), pela Comissão de Trabalho, da Previdência e da Ação Social da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. O Projeto de Lei (PL) 1.672/04, da deputada Maria Tereza Lara (PT), foi relatado pelo deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), que opinou pela aprovação na forma do substitutivo n°1, e pela rejeição das emendas nºs 1 e 2, apresentadas pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). No entanto, as emendas foram incorporadas ao conteúdo do substitutivo. Elas suprimem os artigos 12 e 13 do texto original, que dispõem sobre as adaptações dos veículos intermunicipais em circulação e sobre a gratuidade no transporte coletivo, respectivamente. De acordo com o relator, o tema já é contemplado em legislação federal pertinente.

Entre outras alterações significativas feitas pelo substitutivo estão a organização do texto por temas, e sua adequação à técnica legislativa e às especificidades do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A autora do projeto, Maria Tereza Lara, agradeceu o trabalho dos deputados da comissão e salientou que o PL é um passo importante na luta contra a exclusão. "Ele foi um projeto coletivo e mostra nosso comprometimento na defesa dos excluídos", disse.

A deputada Elisa Costa (PT) lembrou que este foi o último projeto com parecer apreciado pela comissão nesta legislatura. "Ele é de grande importância para o estado e para os assuntos relativos aos direitos humanos", afirmou. Elisa parabenizou os parlamentares presentes e o trabalho de Maria Tereza durante seus quatro anos de gestão. "A comissão obteve muitos resultados porque tivemos um trabalho conjunto, independentemente de partido ou religião", declarou o presidente da comissão, deputado Alencar da Silveira Jr.

Ao final da reunião foram aprovados, ainda, cinco requerimentos que dispensam a apreciação do plenário da Assembléia.

Presenças - Deputado Alencar da Silveira Jr (PDT), presidente; e deputadas Elisa Costa (PT) e Maria Tereza Lara (PT).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715