Plenário já pode apreciar projeto sobre Dia do Fundo Amigo da Criança

Está pronto para ser discutido e votado pelo Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais o Projeto de Lei (PL)...

28/11/2006 - 01:01
 

Plenário já pode apreciar projeto sobre Dia do Fundo Amigo da Criança

Está pronto para ser discutido e votado pelo Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais o Projeto de Lei (PL) 3.568/06, que institui o Dia Estadual do Fundo Amigo da Criança. De iniciativa do deputado André Quintão (PT), o projeto foi apreciado, nesta terça-feira (28/11/06), pela Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social. A proposição, que tramita em turno único, institui o dia 10 de outubro como o Dia Estadual do Fundo Amigo da Criança.

O objetivo do autor do projeto é criar, no calendário oficial do Estado, uma data voltada para a divulgação dessa campanha, incrementando a arrecadação e a destinação de recursos para os fundos para a infância e a adolescência dos municípios mineiros. As doações efetuadas aos programas de apoio às crianças e adolescentes por pessoas físicas e jurídicas podem ser deduzidas do Imposto de Renda devido. As pessoas jurídicas podem abater até 1% do imposto e as pessoas físicas, até 6%. Segundo informações do gabinete do deputado André Quintão, existem em Minas Gerais 372 fundos para a Infância e Adolescência, e apenas 127 receberam recursos em 2005.

A relatora, deputada Jô Moraes (PCdoB), opinou pela aprovação do projeto com a emenda nº 1, que apresentou, ao substitutivo nº 1, da Comissão de Constituição e Justiça. O substitutivo aprimora a redação do projeto original, esclarecendo o objetivo da data a ser criada. Desta forma, no parágrafo 1º do artigo 1º, o substitutivo determina que as atividades referentes à data visam divulgar a Campanha Fundo Amigo da Criança, estimulando a cooperação da sociedade com os fundos para a infância e a adolescência dos municípios mineiros, com a finalidade de possibilitar a concretização das ações previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente. A emenda nº 1 acrescenta a expressão "e do Estado" após "municípios mineiros", para incluir o fundo estadual.

De forma semelhante ao projeto original, o substitutivo determina que o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente estabelecerá, em parceria com entidades públicas e privadas, pessoas físicas e jurídicas, a programação a ser desenvolvida no dia 10 de outubro.

Jornalistas - O deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), que preside a comissão, informou que apresentará requerimento de audiência pública para discutir a situação de pensionistas do Ipsemg, o instituto de previdência dos servidores do Estado. Segundo a Associação dos Jornalistas do Serviço Público, as pensões não têm sido atualizadas. A deputada Jô Moraes apoiou a proposta.

Também foram apreciados diversos projetos que dispensam a apreciação do Plenário.

Presenças - Deputados Alencar da Silveira Jr. (PDT), presidente; Gustavo Valadares (PFL), Weliton Prado (PT) e deputadas Jô Moraes (PCdoB) e Maria Tereza Lara (PT).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715