Audiências, visita e ciclo de debates movimentam a semana na ALMG

A agenda das comissões da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, na semana de 20 a 24 de novembro de 2006, prevê a r...

17/11/2006 - 01:00
 

Audiências, visita e ciclo de debates movimentam a semana na ALMG

A agenda das comissões da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, na semana de 20 a 24 de novembro de 2006, prevê a realização de quatro audiências públicas abordando temas ligados à saúde e ao transporte público, além de uma visita ao secretário de Meio Ambiente, José Carlos Carvalho. Nos dias 23 e 24, a ALMG realiza também o Ciclo de Debates "Regularização fundiária das unidades de conservação do Estado".

Na terça-feira (21), a Comissão de Saúde realizará audiência para discutir o Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais (Pró-Hosp), programa criado para enfrentar a crise do acesso ao atendimento hospitalar. A reunião está marcada para as 9h30, no Plenarinho I, e atende a requerimento do deputado Carlos Pimenta (PDT).

Visita - A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais irá à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável na quarta-feira (22), às 9 horas. De acordo com o gabinete do presidente da comissão e autor do requerimento pela visita, deputado Laudelino Augusto (PT), entre os assuntos a serem tratados estão denúncias recebidas pela comissão sobre possíveis irregularidades na concessão de licenciamentos corretivos no Estado. Os deputados também pretendem se inteirar sobre a proposta de regulamentação da política estadual de resíduos sólidos, entre outros assuntos ligados à atuação da comissão.

Secretário de Saúde apresenta relatório de atividades

Três audiências públicas também estão previstas para a quarta-feira (22). Às 9h15, o secretário de Estado da Saúde, Marcelo Gouvêa Teixeira, participa de reunião da Comissão de Saúde para apresentar o relatório das ações de sua pasta no 2º e 3º trimestres deste ano. A audiência foi solicitada pelo deputado Adelmo Carneiro Leão (PT) e será realizada no Plenarinho I.

A Comissão de Assuntos Municipais debaterá a ação judicial movida pelo Ministério Público do Estado contra a BHTrans e os taxistas de Belo Horizonte, relacionada à licitação para prestação de serviço de táxi. A reunião, que atende a requerimento do deputado Leonardo Quintão (PMDB), está marcada para as 9h30, no Plenarinho III.

Transporte suplementar - O atraso no repasse do dinheiro da bilhetagem eletrônica aos permissionários de ônibus suplementares será tema de nova audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte também na quarta-feira (22). A reunião, solicitada pelo deputado João Leite e pelas deputadas Lúcia Pacífico e Maria Olívia, todos do PSDB, está marcada para as 14h30, no Plenarinho II. O assunto já foi debatido pela comissão em 20 de setembro, quando os deputados verificaram a necessidade de voltar a tratar do tema com a presença do Ministério Público e ainda saber sobre a relação da Prefeitura de Belo Horizonte com o sistema de transporte público, e qual é a dívida hoje existente. Nessa primeira reunião, os parlamentares aprovaram também requerimento pedindo cópias dos contratos da Coopervans com a Transfácil, com anexos e alterações.

A princípio a audiência foi marcada para 25 de outubro, mas diante da impossibilidade de o representante do MP comparecer, ela foi adiada para esta quarta-feira (22).

Ciclo de debates aborda regularização fundiária

A regularização fundiária das unidades de conservação do Estado será tema do próximo ciclo de debates da ALMG, na quinta (23) e sexta-feiras (24), no Plenário. O evento, solicitado pelo deputado Laudelino Augusto (PT), terá a participação de representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, órgãos ambientais do Executivo e organizações da sociedade civil. O ciclo de debates é aberto ao público e não é necessário fazer inscrição para participar. A abertura está marcada para o dia 23, às 19 horas. Na sexta-feira (24), os trabalhos começam às 8h30.

O ciclo de debates tem os seguintes objetivos: conhecer a situação fundiária das unidades de conservação (UCs) do Estado e sua efetividade; discutir aspectos jurídicos para a regularização fundiária das UCs; discutir a destinação e a dotação orçamentárias estaduais e o planejamento plurianual de recursos para a regularização fundiária das UCs; sensibilizar o Poder Judiciário sobre a necessidade da regularização; e discutir o impacto social da regularização.

Reunião Especial - Na segunda-feira (20), às 20 horas, a Associação Unificada de Recuperação e Apoio (Aura) será homenageada com uma Reunião Especial do Plenário. A solenidade, que atende a requerimento do deputado Gustavo Valadares (PFL), será no Plenário.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715