Projeto de teste ocular em bebês recebe emenda na Comissão de Saúde

A Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou nesta quarta-feira (18/10/06), em 1º turno, par...

18/10/2006 - 00:00
 

Projeto de teste ocular em bebês recebe emenda na Comissão de Saúde

A Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou nesta quarta-feira (18/10/06), em 1º turno, parecer ao Projeto de Lei (PL) 2.955/06, de autoria da deputada Ana Maria Resende (PSDB), que dispõe sobre a realização do teste do reflexo vermelho, um exame ocular, em recém-nascidos nos hospitais do Estado. O parecer foi aprovado com a emenda nº 1 do relator, deputado Carlos Pimenta (PDT), que altera o parágrafo único do artigo 1º. De acordo com o texto original, os pacientes receberiam o tratamento adequado caso o resultado do exame fosse positivo. A emenda nº 1 estabelece que, caso seja detectada alguma alteração no teste do reflexo vermelho, "o recém-nascido será encaminhado ao oftalmologista para receber o tratamento adequado, se for o caso".

A comissão aprovou também parecer de 1º turno ao PL 3.281/06, de autoria do deputado Gustavo Corrêa (PFL), na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Constituição e Justiça. O PL obriga as empresas públicas e privadas, autarquias e fundações a distribuírem, gratuitamente, protetores ou filtros solares a seus funcionários. O substitutivo restringe a medida ao âmbito público e às empresas que prestam serviço ou realizam obras para o Estado, por meio de convênio ou contrato, eliminando a esfera privada, que é de competência da União. De acordo com o parecer do relator, deputado Carlos Pimenta, a "proposta só pode ser bem recebida e avaliada, uma vez que se trata de importante medida de prevenção contra doenças de pele, em especial o câncer".

Os deputados aprovaram ainda requerimento do deputado Carlos Pimenta solicitando que a comissão discuta o Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais de Minas Gerais (Pró-Hosp). O programa tem por finalidade consolidar a política de regionalização da saúde no Estado, promovendo o fortalecimento e a melhoria da qualidade dos hospitais de referência das macro e microrregiões mineiras. Representantes da Secretaria de Estado da Saúde e das macrorregiões serão convidados para a reunião, que deverá ocorrer no início de novembro.

Presenças - Deputados Adelmo Carneiro Leão (PT), presidente; Carlos Pimenta (PDT), vice; e Doutor Ronaldo (PDT).


 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715