Comissão sobre Produtos Chineses vai avaliar situação do setor têxtil

O impacto da importação dos produtos chineses no setor têxtil - confecções, vestuário, fiação, tecelagem e malhas - s...

11/10/2006 - 00:01
 

Comissão sobre Produtos Chineses vai avaliar situação do setor têxtil

O impacto da importação dos produtos chineses no setor têxtil - confecções, vestuário, fiação, tecelagem e malhas - será tema da primeira audiência pública da Comissão Especial contra a Invasão dos Produtos Chineses da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, nesta terça-feira (17/10/06). A reunião, marcada para as 10 horas, no Plenarinho IV, acontece a requerimento do presidente da comissão, deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB). "Essa audiência dá seqüência aos trabalhos da Assembléia de solidariedade aos pleitos do setor produtivo mineiro, que sofre conseqüências negativas com a concorrência desequilibrada dos produtos chineses", afirmou o deputado.

Reclamações do setor como o câmbio desfavorável para as exportações, a elevada carga tributária e a alta taxa de juros serão abordados na reunião desta terça-feira. Representantes do segmento têxtil afirmam que, depois de cinco anos de superávit, a balança comercial do setor será negativa em 2006.

Essas reclamações já foram feitas em audiência pública da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo, promovida no dia 29 de maio. Na ocasião, o deputado Dalmo Ribeiro Silva apresentou a sugestão de criar uma comissão especial para tratar do assunto. Esta comissão foi criada no dia 18 de julho para, no prazo de 60 dias, proceder a estudos sobre os reflexos na economia mineira das importações de produtos chineses. A próxima audiência pública vai debater o setor de eletrônicos, brinquedos e produtos óticos.

Convidados - Foram convidados para a audiência pública os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Wilson Brumer; e da Fazenda; Fuad Jorge Noman Filho; a presidente do Conselho de Relações Econômicas Internacionais da Fiemg, Martha Teixeira Lassance; o presidente do Sindicato das Indústrias Têxteis de Malhas de Minas Gerais, Flávio Roscoe Nogueira; o presidente do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem de Minas Gerais, Aguinaldo Diniz Filho; e o presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Minas Gerais, Michel Aburachid.

Composição - São membros efetivos da comissão os deputados Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), presidente; Paulo Cesar (PDT), vice-presidente e relator; Carlos Gomes (PT), Doutor Viana (PFL) e Neider Moreira (PPS).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715