"Memória e Poder" reprisa entrevista com dom Luciano

A TV Assembléia presta uma homenagem a dom Luciano Mendes de Almeida e exibe neste sábado (2/9/06) a entrevista do bi...

31/08/2006 - 00:01
 

"Memória e Poder" reprisa entrevista com dom Luciano

A TV Assembléia presta uma homenagem a dom Luciano Mendes de Almeida e exibe neste sábado (2/9/06) a entrevista do bispo ao programa "Memória e Poder". Dom Luciano faleceu no último domingo (27/8), aos 75 anos de idade.

No depoimento, que vai ao ar às 19h30, dom Luciano conta a descoberta de sua vocação espiritual e as experiências que marcaram sua vida. Mendes diz que sua vocação começou muito cedo, aos seis anos de idade, e que sempre sonhou em estar perto do céu. O menino só não sabia se, no futuro, seria aviador ou padre. "Eu me lembro perfeitamente de como tomei essa decisão e de como ela surgiu. Era dia da minha primeira comunhão e também da minha crisma, e me perguntaram: você vai ser o quê? Eu lembro que então pude formular essa resposta de um modo claro: eu vou ser padre aviador."

Aos 28 anos ordenou-se padre em Roma, cidade onde fez doutorado em Filosofia. Em 1976, foi nomeado bispo pelo papa Paulo IV. "Fui escolhido bispo sem nenhum merecimento", diz. Durante 12 anos, auxiliou o cardeal arcebispo dom Paulo Evaristo Arns em São Paulo, organizando centenas de abrigos para menores abandonados. "O trabalho era penetrar nessas áreas mais pobres e ali enfrentar o dia-a-dia do desemprego, do salário insuficiente, da saúde precária, da fome e de muitos outros problemas sociais", relata dom Luciano.

Sua figura tornou-se mais conhecida em 1979, quando foi eleito secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Oito anos depois, assumiu a presidência da entidade, cumprindo dois mandatos consecutivos e rompendo o domínio dos bispos da ala progressista que dirigiram a CNBB nos anos 70. "Sou moderado no discurso e radical na ação", define-se.

O "Memória e Poder" é um programa de caráter histórico-documental que faz o registro de vida de personalidades que se destacaram na construção da história do País. O programa com dom Luciano vai ao ar no sábado (2), às 19h30, com reprises no domingo (3), às 15h30 e terça-feira (5), às 23 horas. Em Belo Horizonte, a TV Assembléia é sintonizada no canal 11 a cabo.

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715