Fundação Educacional de Montes Claros é homenageada

A Assembléia Legislativa de Minas Gerais homenageou nesta quinta-feira (24/8/06), em Reunião Especial no Plenário, a ...

24/08/2006 - 00:00
 

Fundação Educacional de Montes Claros é homenageada

A Assembléia Legislativa de Minas Gerais homenageou nesta quinta-feira (24/8/06), em Reunião Especial no Plenário, a Fundação Educacional de Montes Claros (Femc) pelo seu aniversário de 30 anos. O requerimento para realização da homenagem foi de autoria do deputado Gil Pereira (PP), que participou da solenidade e lembrou o fato de a instituição ser responsável pela formação de 35 mil alunos em nível de graduação e outros 9 mil em cursos profissionalizantes, que foram encaminhados ao mercado de trabalho. Entidade de direito privado, a Femc foi criada pela Associação Comercial e Industrial de Montes Claros e é mantida por 25 empresas privadas, com o objetivo de qualificar a mão-de-obra do Norte de Minas.

A reunião de homenagem foi presidida pelo 3º-vice-presidente da Assembléia Legislativa, deputado Fábio Avelar (PSC), que representou o presidente Mauri Torres (PSDB). O parlamentar afirmou que a Femc tornou-se, desde sua fundação, um marco da história de transformação social do Norte de Minas. "A qualidade de seu trabalho já foi reconhecida pela Unesco e OIT, enquanto o Ministério da Educação a indicou como referência nacional de qualificação profissional", afirmou Avelar, referindo-se aos prêmios concedidos à fundação pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Um dos projetos mais premiados da Femc é o Juventude Cidadã, por meio do qual os alunos da Fundação promovem atividades esportivas, artísticas, apoio escolar e educação sexual a crianças e jovens da periferia de Montes Claros. O diretor presidente do Conselho Administrativo da fundação, Ariovaldo Melo Filho, reafirmou o compromisso da instituição com o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas e comemorou a recente conquista, junto ao Ministério da Justiça, do título de fundação de utilidade pública.

Estrutura - A Femc é organizada em quatro unidades: a Escola Técnica, a Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros (Facit), a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e o Colégio Delta, uma escola de ensino médio. Entre os cursos profissionalizantes ministrados pela Escola Técnica, estão Automação Industrial, Técnico em Eletrônica, Informática, Química e Segurança do Trabalho. Já a Facit oferece cursos de graduação em áreas como Engenharia de Controle e Automação, Engenharia da Computação, Engenharia Química e Engenharia de Telecomunicações.

Durante a homenagem à Fundação Educacional de Montes Claros, foi exibido um vídeo institucional sobre sua estrutura e conquistas, além de apresentações do Coral da Assembléia. Os parlamentares Gil Pereira e Fábio Avelar entregaram ao diretor presidente da Femc, Ariovaldo de Melo, uma placa comemorativa do evento. Prestigiaram a homenagem representantes do governo do Estado, da Prefeitura e da Câmara Municipal de Montes Claros e demais representantes da instituição homenageada.

Mensagens - No início da reunião, também foram lidas em Plenário três mensagens do governador do Estado, uma delas tratando de doação de imóvel, outra de mudança de denominação de estabelecimento público, e a terceira indicando os nomes de José Eustáquio Machado Coelho e Maria Aparecida Carvalhais de Oliveira para o Conselho Estadual de Educação.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715