Plenário homenageia Escola de Saúde Pública na segunda (3)

Os 60 anos de fundação da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais serão comemorados pela Assembléia Legislativa em re...

28/06/2006 - 00:01
 

Plenário homenageia Escola de Saúde Pública na segunda (3)

Os 60 anos de fundação da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais serão comemorados pela Assembléia Legislativa em reunião especial no Plenário, nesta segunda-feira (3/7/06), às 20 horas. A homenagem foi solicitada pelo deputado Sávio Souza Cruz (PMDB) e contará com a apresentação do Coral Curumirim.

A Escola de Saúde Pública é responsável hoje pela formação dos profissionais que atuam no Estado no Programa de Saúde da Família e em todo serviço de Auditoria Hospitalar, entre outros. Ela surgiu em 1946, no contexto de uma grande reforma na área de atendimento à saúde realizada pelo médico Alvino de Paula, diretor de Saúde Pública em Minas Gerais. Naquele época, havia uma secretaria que era responsável tanto pela educação quanto pela saúde pública. Com a reforma, a área de saúde ganhou autonomia técnico-administrativa, surgindo a Secretaria de Estado da Saúde, que passou a contar então com a Escola de Saúde.

Para o deputado Sávio Souza Cruz, a reforma não veio por acaso, já que, naquele momento, a saúde começava a se tornar uma questão de interesse público e de responsabilidade do Estado. "Nesse contexto, grande papel se reservava para a Escola de Saúde, estrela entre os demais órgãos criados: a ela caberia formar especialistas para o novo campo de trabalho, que não tinha ainda sido assumido pela Escola de Medicina de Minas Gerais, até então o único estabelecimento formador de profissionais da saúde em todo o Estado", conta o deputado. Em poucos anos, enquanto a Escola de Medicina formava 70 médicos por ano, a Escola de Saúde formava 260 médicos sanitaristas e 535 profissionais auxiliares.

Entretanto, segundo o deputado Sávio Souza Cruz, os governos posteriores estabeleceram outras prioridades e a escola foi sendo mantida pela dedicação de seus profissionais. Para ele, é necessário que o Poder Público e a sociedade reconheçam a importância da Escola de Saúde Pública, valorizando a instituição através da definição de sua missão e disponibilizando recursos humanos e materiais para o seu funcionamento.

Coral Curumirim - Na solenidade haverá a apresentação do Coral Curumirim, que faz parte de um programa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esportes, com o objetivo de que as crianças de seis a 16 anos desenvolvam atividades em período complementar ao escolar. O coral foi formado em 1993 e conta com a participação de 25 crianças.

Presenças - Já confirmaram presença na solenidade as seguintes autoridades: o secretário de Estado de Saúde, Marcelo Teixeira, o presidente da Fundação Ezequiel Dias (Funed), Carlos Alberto Pereira Gomes e o diretor da Escola de Saúde Pública, Rubensmidt Ramos Riani.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715