ONG Biodiversitas recebe homenagem pelo Dia do Meio Ambiente

"Já foi o tempo em que meio ambiente significava paz e amor, flor e árvore. Hoje a questão ambiental está dentro das ...

14/06/2006 - 00:00
 

ONG Biodiversitas recebe homenagem pelo Dia do Meio Ambiente

"Já foi o tempo em que meio ambiente significava paz e amor, flor e árvore. Hoje a questão ambiental está dentro das instituições", afirmou o presidente da ONG Biodiversitas, Cástor Cartelle Guerra, homenageado pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais nesta quarta-feira (14/6/06), em reunião para lembrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último dia 5. A Reunião Ordinária do Plenário foi interrompida para a homenagem, solicitada pelo deputado Fábio Avelar (PSC). Segundo o deputado, a Reunião Especial, além do objetivo de comemorar o meio ambiente, visa homenagear aqueles que, com seu trabalho, têm contribuído para a preservação ambiental. "Esse é o caso da Biodiversitas, fundada em 12 de dezembro de 1988 e sediada em Belo Horizonte", afirmou o deputado.

A Biodiversitas é um centro de referência no levantamento e aplicação do conhecimento científico para a conservação da diversidade biológica. Os seus projetos visam à interação entre o meio ambiente e o ser humano, buscando meios de conciliar a conservação da natureza, o desenvolvimento econômico e social. "A homenagem que prestamos é um reconhecimento público ao trabalho realizado pela entidade", afirmou o parlamentar.

Educação ambiental é decisiva para preservação

Fábio Avelar, em seu discurso, também ressaltou a importância da educação ambiental como fator decisivo no estabelecimento de uma nova ordem. "Além de uma política e legislação adequadas, com a implantação de um sistema eficiente de fiscalização das atividades que provocam impactos ambientais e do efetivo monitoramento de tudo que se relaciona a esta área, a educação é o grande fator de mudança", defendeu. O deputado ainda lembrou iniciativas da Assembléia Legislativa e do governo de Minas em defesa do meio ambiente.

Na mesma linha de discurso, o deputado Laudelino Augusto (PT), que presidiu a solenidade em substituição ao presidente Mauri Torres (PSDB), lembrou os eventos institucionais, as audiências realizadas na Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais e toda a contribuição da Assembléia Legislativa para uma legislação ambiental mais eficiente no Estado. O deputado também afirmou "que o cuidado com a natureza é, especialmente, o cuidado com todos os seres que habitam a Terra". E continuou: "as futuras gerações têm sua sobrevivência diretamente ligada ao nosso cuidado, hoje, com o meio ambiente".

Durante a reunião foi exibido um vídeo sobre o trabalho realizado pela Biodiversitas e os deputados Laudelino Augusto e Fábio Avelar entregaram a Cástor Cartelle Guerra uma placa alusiva à homenagem.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715