Projeto de combate à surdez está pronto para Plenário, em 2o turno

A Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta quarta-feira (24/05/06), parecer de 2º t...

24/05/2006 - 00:00
 

Projeto de combate à surdez está pronto para Plenário, em 2o turno

A Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta quarta-feira (24/05/06), parecer de 2º turno do relator, deputado Doutor Ronaldo (PDT) ao Projeto de Lei (PL) 1.916/04, que estabelece a criação de políticas públicas de prevenção e combate a surdez na infância e em recém-nascido. De acordo com a deputada Jô Moraes (PCdoB), autora da proposição, estudos recentes comprovam que a detecção de alterações auditivas e a intervenção iniciada até os seis meses de idade garantem à criança a compreensão da linguagem, o que é fundamental para o seu desenvolvimento social. "A triagem auditiva neonatal de rotina é a única estratégia capaz de detectar precocemente perdas auditivas que irão interferir na qualidade de vida do indivíduo", observou a parlamentar. O projeto segue agora para análise do Plenário, em 2o turno.

Durante a reunião, foi aprovado, também, parecer de 1º turno, na forma do substitutivo nº1 apresentado pela Comissão de Constituição e Justiça, ao Projeto de Lei 2.998/06, que obriga os planos de saúde a manterem em funcionamento um centro de atendimento em todos os hospitais privados do Estado para agilizar a liberação de guias para realização de exames e consultas. De acordo com o substitutivo, quem não cumprir a lei, sofrerá as sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078, de 1990) O projeto original, do deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), determinava as penalidades, que poderiam variar de advertência, até multa de 1 mil Ufirs, com duplicação de valor em caso de reincidência.

Requerimentos aprovados

A comissão aprovou também requerimento de autoria do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), solicitando a realização de audiência pública para discutir a adição de soro de leite em preparações alimentares para combater a desnutrição. Serão convidados para a reunião o presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, Dom Mauro Morelli; a presidente do Conselho Regional de Nutricionistas - 4ª Região, Wilma Correa Sarcia; o secretário de Estado de Agricultura, de Estado e Abastecimento (Seapa), Marco Antônio Oliveira; o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho; e o presidente da Emater, José Silva Soares.

Outro requerimento aprovado, do deputado George Hilton (PP), requer que seja enviado ofício à Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, solicitando informações quanto ao recurso do Estado a ser investido na implantação do Centro de Tecidos Biológicos de Minas Gerais (Cetebio/ MG) e também o valor que será repassado, pela União. Foram aprovados ainda seis projetos de lei de declaração de utilidade pública, e oito requerimentos que dispensam a apreciação de plenário.

Presenças - Deputado Adelmo Carneiro Leão (PT), presidente; Doutor Ronaldo (PDT); Fahim Sawam (PSDB) e José Henrique (PMDB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715