Semana de 15 a 19 de maio será movimentada na ALMG

Além dos debates em Plenário, a semana de 15 a 19 de maio na Assembléia Legislativa de Minas Gerais terá várias ativi...

12/05/2006 - 00:01
 

Semana de 15 a 19 de maio será movimentada na ALMG

Além dos debates em Plenário, a semana de 15 a 19 de maio na Assembléia Legislativa de Minas Gerais terá várias atividades nas comissões, com a realização de 31 reuniões, sendo 14 com convidados. Nesse total, incluem-se as viagens a Ervália, na Zona da Mata, para discutir o "Programa Luz para Todos"; a Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), para discutir segurança pública; e a Ipatinga, no Vale do Aço, para debater a construção de gasoduto da Gasmig e o Projeto Olho Vivo. Outros temas a serem discutidos nas comissões são: meio ambiente, saúde, situação dos servidores administrativos da Secretaria de Estado da Educação e dos designados da Uemg, além da exploração sexual contra crianças e adolescentes (leia abaixo).

Nesta segunda-feira (15/5/06), deputados mineiros estarão em Divinópolis, para discutir a implantação do Sistema Único de Assistência social (Suas). Os desafios e as perspectivas do sistema serão debatidos em encontros regionais que começam nessa cidade do Centro-Oeste mineiro, com a presença do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias. O ciclo de debates em Divinópolis será realizado na Câmara (rua São Paulo, 277). O requerimento é da deputada Elisa Costa (PT) e dos deputados André Quintão (PT) e João Leite (PSDB). A organização do evento contou ainda com a participação dos deputados Domingos Sávio (PSDB) e Miguel Martini (PHS).

Igualdade racial - Outro evento que deve movimentar a ALMG acontece nesta quarta-feira (17), quando será lançada a Frente Parlamentar de Promoção da Igualdade Racial, a requerimento da deputada Maria Tereza Lara (PT). A primeira índia a conquistar um título de doutorado no Brasil, Maria das Dores Oliveira, mais conhecida como Maria Pankararu, será palestrante no evento, no Salão Nobre, às 19h30. Entre os convidados, estão a secretária adjunta da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Maria do Carmo Ferreira da Silva, e o subsecretário de Planejamento e Formulação de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Antônio da Silva Pinto.

Na quinta-feira (18), às 14 horas, Maria Pankararu fará palestra no Teatro. Ela falará aos alunos do Curso de Formação Intercultural Para Educadores Indígenas, lançado este ano pela UFMG. Pankararu defendeu tese na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) sobre a língua indígena Ofayé, ameaçada de extinção, que é falada por 11 membros da comunidade de mesmo nome que vive no Mato Grosso do Sul.

Lions Clube - A única reunião especial da semana será na quinta-feira (18), quando serão homenageados o Lions Clube de Nova Serrana, que comemora seus 30 anos, e o Leo Clube Fas, da mesma cidade, que comemora 10 anos. O requerimento é do deputado Paulo Cesar (PDT), e a reunião será às 20 horas, no Plenário.

Atividades nas comissões

Terça-feira (16)

Dando continuidade às audiências que tem promovido para traçar um quadro da situação da segurança pública no Estado, a Comissão de Segurança vai a Betim nesta terça-feira (16). Em reunião no Plenário da Câmara, às 9h30, deverão ser apresentadas aos deputados propostas de soluções para o alto índice de violência naquele município. Outro objetivo é realizar um levantamento regionalizado sobre o tema, que servirá de base para a formulação de um diagnóstico estadual sobre segurança pública.

Os autores do requerimento da reunião são os deputados Ivair Nogueira (PMDB), Sargento Rodrigues (PDT), Jésus Lima (PT) e a deputada Maria Tereza Lara (PT). Entre os convidados, estão representantes da PM, do Ministério Público, do Executivo e do Judiciário.

Também pela manhã, às 10 horas, a Comissão Especial dos Resíduos Sólidos promove reunião para discutir a situação dos resíduos sólidos no Estado, bem como os critérios usados para o licenciamento ambiental. O requerimento é dos deputados Célio Moreira (PSDB), Gustavo Valadares (PFL) e Irani Barbosa (PSDB). A reunião será no Plenarinho IV. Entre os convidados, está o secretário de Estado de Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, e representantes dos órgãos ambientais.

Às 15 horas, a Comissão de Direitos Humanos discutirá, em audiência pública, questões relativas à mobilização para a X Conferência Nacional de Direitos Humanos. Solicitada pelo presidente da comissão, deputado Durval Ângelo (PT), a reunião terá como entidades convidadas, entre outras, a Subsecretaria de Direitos Humanos, a PBH, a Ouvidoria de Polícia e o Conselho Estadual de Direitos Humanos. O debate será no Plenarinho I.

Já a Comissão Especial dos Centros de Convenções, Feiras e Exposições realiza, às 16 horas, no Plenarinho III, um debate sobre o modelo de gestão para esses centros em construção no Estado, em especial, o Conex de Juiz de Fora. São convidados a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena; e o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig), Oswaldo Borges da Costa Filho. O debate foi solicitado pelos deputados Sebastião Helvécio (PDT), João Leite (PSDB) e Biel Rocha (PT).

Ipatinga - Duas reuniões da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização vão acontecer em Ipatinga, também nesta terça. O presidente da comissão, deputado Leonardo Quintão (PMDB), quer discutir com os segmentos envolvidos a construção de gasoduto da Gasmig no Vale do Aço. A reunião será às 9h30 e, entre os convidados, está o presidente da Gasmig, Flávio Decat de Moura. Às 14h30, o tema a ser discutido com a população local é a implantação do Projeto Olho Vivo. Prefeitura, PM, Usiminas, Fiemg e representantes dos comerciantes estão entre os convidados. Os dois encontros serão na Câmara (Praça dos Três Poderes, s/n, no Centro).

Quarta-feira (17)

A Comissão de Direitos Humanos vai se reunir no Auditório, às 9 horas, para debater, em audiência pública, os trabalhos do Escritório de Direitos Humanos. Esse é um órgão coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes (Sedese) e Defensoria Pública, inaugurado em setembro de 2005. O autor do requerimento da reunião é o presidente da comissão, deputado Durval Ângelo (PT). Para os debates, foram convidados representantes da Sedese, do Ministério Público, da Defensoria e do Escritório de Direitos Humanos.

Também pela manhã, às 9h15, no Plenarinho I, será discutida a implantação do Centro de Tecidos Biológicos em Minas Gerais (Cetebio/MG) e do Banco de Sangue de Cordão Umbilical, por meio da ação integrada de instituições públicas no Estado. O debate será na Comissão de Saúde, a requerimento dos deputados George Hilton (PP) e Ricardo Duarte (PT). Entre os convidados, estão representantes do Ministério da Saúde, dos Executivos estadual e municipal, além da Fundação Hemominas, da Fhemig (fundação hospitalar do Estado), dos Hospitais das Clínicas e João XXIII.

Às 9h30, a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais discutirá a infestação de caramujos africanos, considerada a segunda maior causa da perda de biodiversidade no planeta, a requerimento do deputado Doutor Ronaldo (PDT). Representantes dos órgãos ambientais, da UFMG, das Secretarias de Estado de Saúde e de Agricultura e dos produtores rurais foram convidados. A reunião será no Plenarinho II.

À tarde, as atividades em comissões prosseguem com a reunião da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática às 14h30, no Auditório. Em debate, a situação dos servidores do quadro administrativo da Secretaria de Estado de Educação, a requerimento do deputado Doutor Viana (PFL). Foram convidados representantes dos servidores, dos professores e do Executivo.

Quinta-feira (18)

A situação institucional de Minas Gerais em relação ao Protocolo de Quioto será discutida pela Comissão Especial do Protocolo de Quioto, nesta quinta (18), às 9 horas, no Plenarinho IV. Foram convidados a participar dos debates os secretários de Estado de Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, e de Desenvolvimento Econômico, Wilson Brumer, além do assessor da Presidência do Crea/MG, Odair dos Santos Júnior.

O monitoramento e a avaliação do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes serão temas de reunião da Comissão de Participação Popular, no Teatro, às 9h30. A deputada Maria Tereza Lara (PT), que preside a comissão, e os deputados André Quintão e Laudelino Augusto, também do PT, tiveram a iniciativa de pedir a reunião. Foram convidados representantes do Ministério Público, do Tribunal de Justiça, do Executivo, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Fórum de Enfrentamento à Violência Sexual, Abuso e Exploração contra Crianças e Adolescentes, da Frente Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, entre outros.

Às 10 horas, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática reúne-se no Plenarinho III para discutir a situação dos professores designados na Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). O requerimento é do presidente da comissão, deputado Doutor Viana (PFL). Entre os convidados a participar da reunião, estão representantes das Secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e de Planejamento e Gestão, além da Uemg, da UFJF, da USP e da professora designada Afrodite Cardoso, orientadora de projeto de pesquisa.

Também pela manhã, não na sede da Assembléia e sim no município de Ervália, a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial discutirá com convidados a implantação do Programa "Luz para Todos" na Zona da Mata. Os debates, solicitados pelo presidente da comissão, deputado Padre João (PT), serão realizados às 10 horas no Auditório do Clube Casarão, no Centro. Representantes da Prefeitura e Câmara, dos trabalhadores rurais e agricultores familiares da região, além da coordenação do programa em Minas estão entre os convidados.

 

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715