Novos serviços facilitam acompanhamento de trabalhos da
ALMG
Dois novos serviços oferecidos pela Assembléia
Legislativa de Minas Gerais facilitam o acompanhamento de assuntos
de interesse dos cidadãos pela internet, no endereço
www.almg.gov.br. O mais novo, implantado em 20/4/06, é o
acompanhamento da tramitação de proposições, em que cada nova ação
legislativa dos projetos selecionados é comunicada por e-mail. O
outro serviço é o boletim eletrônico, implantado junto com a nova
home page, em novembro de 2005. Ao fazer o cadastro no boletim
eletrônico, o internauta seleciona os assuntos de interesse e recebe
a lista de notícias, também por e-mail.
O acompanhamento de proposições segue a mesma
lógica do boletim eletrônico. Clicando em Atividade
Parlamentar/Projetos em Tramitação/Acompanhamento de
Proposições, no menu à esquerda da página de abertura da
internet, aparece um formulário a ser preenchido com o nome, um
endereço eletrônico e a proposição de interesse. Um e-mail será
enviado para que o cadastro seja confirmado. Nessa mesma página,
também é possível incluir ou excluir proposições e cancelar a
inscrição. O cidadão receberá uma mensagem eletrônica toda vez que o
projeto avançar na Assembléia - nas comissões, ao ser designado
relator ou votado parecer; e no Plenário, ao receber emendas ou ser
votado.
As mensagens serão enviadas duas vezes por dia: a
primeira, às 13h30, referindo-se às proposições cujas novas ações
tenham sido registradas no Sistema de Matérias em Tramitação (Mate)
até as 13 horas do mesmo dia; e a segunda, às 20h30, contemplando
proposições que tenham sofrido ações legislativas registradas a
partir das 13 horas. Constará na mensagem a lista de proposições de
interesse do cidadão que tiverem avançado na tramitação e os links
para as páginas contendo a tramitação completa.
Pesquisa - O banco de
dados da Assembléia Legislativa de Minas Gerais permite a pesquisa
de informações sobre todas as proposições que estejam tramitando ou
que tenham sido apreciadas na Casa desde 1963. É possível consultar
o passo a passo da tramitação e os textos publicados - dos projetos
originais, de pareceres de comissões e emendas.
Esse banco de dados é alimentado pela Gerência de
Matérias em Tramitação (Mate), da Gerência-Geral de Documentação e
Informação (GDI). O sistema de acompanhamento de tramitação foi
desenvolvido pela Gerência de Desenvolvimento de Sistemas da
Gerência-Geral de Sistemas de Informações (GSI).
Como se cadastrar no boletim eletrônico
O cadastro no boletim eletrônico pode ser feito por
cidadãos, instituições e organizações da sociedade civil. Clicando
na imagem Receba Notícias, o cidadão preenche um formulário
com nome, e-mail e senha, e escolhe entre os 30 assuntos aqueles
sobre os quais quer ser informado. Uma mensagem será enviada, com
uma senha, para que o cadastro seja confirmado. A partir de então,
as informações são enviadas uma vez por dia, para o correio
eletrônico dos cadastrados, com a lista de links para as matérias de
acordo com os assuntos selecionados.
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