PEC que propõe redução do recesso está na pauta do Plenário

A redução do recesso parlamentar pode ser votada nesta terça-feira (14/03/06) pelo Plenário da Assembléia Legislativa...

13/03/2006 - 00:02
 

PEC que propõe redução do recesso está na pauta do Plenário

A redução do recesso parlamentar pode ser votada nesta terça-feira (14/03/06) pelo Plenário da Assembléia Legislativa. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 67/04, que propõe a redução do recesso, está na pauta das reuniões de Plenário das 14 horas e das 20 horas. De autoria do deputado Ivair Nogueira (PMDB), a matéria também propõe o fim do pagamento da parcela indenizatória para os parlamentares no caso de convocação extraordinária. Esta alteração foi incluída no texto através do substitutivo da comissão especial que analisou a proposta.

Originalmente, a PEC 67/04 propunha a redução do recesso para 30 dias. Mas pelo substitutivo apresentado pela comissão especial os trabalhos legislativos ocorrerão entre o dia 1o de fevereiro e o dia 18 de julho, e de 1o de agosto a 20 de dezembro de cada ano. O recesso, então, seria reduzido de 90 dias para 55 dias. As alterações contidas no substitutivo são fruto de acordo selado no Colégio de Líderes em reunião realizada em fevereiro.

O fim do pagamento por convocação extraordinária também não estava previsto na proposta original. Atualmente, no caso de convocação extraordinária da Assembléia, o deputado recebe duas parcelas de R$ 9.635,40, no início e no fim da convocação. Outras mudanças propostas pelo substitutivo são manter a permissão constitucional para uma única recondução da Mesa da ALMG para o mesmo cargo na eleição subseqüente, na mesma legislatura ou na seguinte (vedada pela PEC original) e ratificar na Constituição, como já está disposto no Regimento Interno, que a sessão ordinária não se encerra sem a votação do orçamento.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715