Taxas em eventos serão discutidas pela Comissão de Cultura

A cobrança de taxas sobre eventos culturais de grande porte em Belo Horizonte e no interior do Estado vai ser discuti...

07/03/2006 - 00:00
 

Taxas em eventos serão discutidas pela Comissão de Cultura

A cobrança de taxas sobre eventos culturais de grande porte em Belo Horizonte e no interior do Estado vai ser discutida pela Comissão de Cultura da Assembléia Legislativa. Foi aprovado na reunião da comissão nesta terça-feira (7/3/06), requerimento do deputado Domingos Sávio (PSDB) solicitando reunião para discutir os critérios utilizados pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para a cobrança dessas tarifas. Segundo o deputado, elas vêm inviabilizando a realização de vários eventos em Minas.

Para a audiência pública, vão ser convidados: a secretária de Estado de Cultura, Eleonora Santa Rosa; o secretário de Estado da Fazenda, Fuad Nomam Jorge Filho; o presidente da Associação Mineira de Municípios, prefeito Celso Cota Neto; o presidente da Faemg, Roberto Simões e os comandantes-gerais da Polícia Militar, coronel Hélio dos Santos Júnior, e do Corpo de Bombeiros, coronel José Honorato Ameno. Segundo Sávio, inúmeros municípios deixam de realizar festas, como exposições agropecuárias e festivais musicais, por causa das altas taxas cobradas pelo governo de Minas.

Capital - Outros três requerimentos foram aprovados pela comissão. O deputado Paulo César (PDT) pede a realização de uma audiência pública conjunta das comissões de Cultura e de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo. O objetivo da reunião é discutir a Proposta de Emenda à Constituição 95, que transfere simbolicamente a capital do Estado para a cidade de Ouro Preto, no dia 21 de abril, e no dia 16 de julho, para as cidades de Mariana e Matias Cardoso (dá nova redação ao parágrafo 2º do artigo 256 da Constituição do Estado).

O deputado Sávio Souza Cruz (PMDB), também por meio de um requerimento, pediu uma audiência pública no distrito de Tomaz Gonzaga, no município de Curvelo, para discutir a viabilidade do asfaltamento do entorno da Praça Padre Joaquim Luiz da Silveira, que abriga vários casarões históricos do século XVIII. Já o deputado Gil Pereira (PP), presidente da Comissão de Cultura, convida a secretária de Estado de Cultura, Eleonora Santa Rosa, para realizar uma visita à cidade de Pirapora, com o objetivo de conhecer o acervo cultural daquele município, bem como as novas instalações do Vapor Benjamim Guimarães.

Durante a reunião, foram aprovados oito requerimentos que dispensam a apreciação do Plenário, dentre eles moções, votos de aplausos e congratulações.

Presenças - Participaram da reunião o deputado Gil Pereira (PP), presidente da Comissão; a deputada Vanessa Lucas (PSDB), vice-presidente; e o deputado Biel Rocha (PT).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715