STF suspende dispositivos de lei que trata de concurso para cartórios

A Assembléia Legislativa recebeu, na Reunião Ordinária do Plenário desta quinta-feira (16/2/06), correspondência do p...

16/02/2006 - 01:01
 

STF suspende dispositivos de lei que trata de concurso para cartórios

A Assembléia Legislativa recebeu, na Reunião Ordinária do Plenário desta quinta-feira (16/2/06), correspondência do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Nelson Jobim, tratando da medida cautelar em Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) 3.580, requerida pelo procurador-geral da República. Na correspondência, o STF comunica o deferimento da medida cautelar, suspendendo a eficácia de dispositivos da Lei 12.919, de 1998, que dispõe sobre os concursos de ingresso e de remoção nos serviços notariais e de registro.

Os dispositivos que terão o mérito analisado pelo Supremo, e que se encontram provisoriamente suspensos, referem-se à consideração do tempo de serviço prestado como titular, interino, substituto ou escrevente em serviço notarial ou de registro; e à apresentação de temas em congressos relacionados com os serviços notariais e registrais, para efeito de pontuação na prova de títulos.

Ainda durante a reunião, o deputado Ermano Batista (PSDB), comunicou que irá apresentar requerimento sugerindo uma homenagem ao aviador mineiro Santos Dumont. Ermano destacou a necessidade de reverenciar o pai da aviação quando se completa o centenário do vôo do 14 Bis.

A proposta destaca a necessidade de erguer com recursos disponíveis no Orçamento do Estado uma réplica daquele areoplano, em concreto ou ferro, em lugar bem visível da capital mineira, como a Praça do Papa, por exemplo.

"Por modéstia ou negligência, temos cometidos omissões em relação às grandezas de Minas. Um povo realmente culto preserva seus valores e, entre tantos expoentes mineiros, destaca-se a figura de Santos Dumont. Raros são os monumentos dedicados a ele", destacou.

Pelos planos do deputado, o monumento deve ser inaugurado em 23 de outubro deste ano, exatamente cem anos após o aviador ter feito seu primeiro vôo.

Vaga - A Presidência comunicou a ocorrência de vaga aberta com o afastamento definitivo do deputado Antônio Carlos Andrada (PSDB), que tomou posse como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715