Meio Ambiente convidará secretário para falar sobre metas em 2006

Na reabertura dos trabalhos legislativos, nesta quarta-feira (15/2/06), a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Natura...

15/02/2006 - 01:00
 

Meio Ambiente convidará secretário para falar sobre metas em 2006

Na reabertura dos trabalhos legislativos, nesta quarta-feira (15/2/06), a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Assembléia Legislativa aprovou requerimento para convidar o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, para apresentar relatório dos trabalhos desenvolvidos em 2005 pela pasta e pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam). Outro objetivo do requerimento, feito pelo presidente da comissão, deputado Laudelino Augusto (PT), é que o secretário fale sobre os projetos da secretaria para 2006.

O deputado também pediu a realização de audiência pública na cidade de Lambari, no Circuito das Águas, para conhecer e debater o resultado do processo licitatório para exploração das águas da região, realizado pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig).

Três Marias - A comissão também aprovou dois requerimentos para tratar dos possíveis impactos ambientais das atividades da Votorantim Metais S/A na região que vai da barragem de Três Marias até a cidade de Pirapora, no Norte de Minas. Entre esses impactos, estariam a mortandade de peixes e o comprometimento da qualidades das águas. O deputado Sávio Souza Cruz (PMDB) pediu que a comissão programe uma visita à região com urgência, para verificar se as barragens de rejeitos da empresa atendem às exigências da legislação ambiental em vigor. Já o deputado Doutor Ronaldo (PDT) pediu que a comissão solicite à Secretaria de Meio Ambiente, antes da visita, todos os documentos, relatórios e laudos sobre o assunto, para fundamentar a atividade.

Por fim, foi aprovado requerimento do deputado Márcio Kangussu (PPS), pedindo a realização de uma audiência pública na cidade de Jequitinhonha para debater a desapropriação de área da região, por parte do governo federal, para criação da reserva florestal da Mata Escura.

Também foi aprovado o PL 2.809/05, em turno único, que declara de utilidade pública a Associação dos Amigos do Parque Estadual do Rio Doce, em Marliéria.

Presenças - Deputados Laudelino Augusto (PT), presidente; Doutor Ronaldo (vice); João Leite (PSDB) e Márcio Kangussu (PPS).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715