Mauri Torres condecora presidente mundial do Grupo Arcelor

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Mauri Torres (PSDB), agraciou o presidente mundial do grupo Arcelor,...

29/11/2005 - 01:03
 

Mauri Torres condecora presidente mundial do Grupo Arcelor

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Mauri Torres (PSDB), agraciou o presidente mundial do grupo Arcelor, Guy Dollé, com a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo Mineiro, Grau Grande Mérito, nesta terça-feira (29/11/05), em solenidade no Automóvel Clube de Belo Horizonte. Criada em abril de 1982, a medalha é oferecida aos cidadãos que através de suas realizações contribuíram para o desenvolvimento do Estado. A Arcelor Brasil é resultado da união entre a Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira, a Companhia Siderúrgica de Tubarão e a Vega do Sul, de Santa Catarina.

Em seu pronunciamento, saudando o homenageado, o presidente Mauri Torres fez breve relato do surgimento e da presença da siderurgia na história do Brasil, desde a época do Império, que contou com investimentos de belgas, franceses e luxemburgueses. Mauri destacou também a participação do grupo Arcelor na política de crescimento e desenvolvimento do Brasil e de Minas Gerais. A Arcelor Brasil nasce com uma capacidade de produção de 11 milhões de toneladas de todos os tipos de aço e respondendo por nada menos que 15 mil empregos. O presidente Mauri Torres fez ainda um "apelo" como "filho da terra e representante da região de João Monlevade" e solicitou diretamente a Guy Dollé que se empenhe na construção de uma usina na região.

Guy Dollé disse que a empresa tem objetivos de longo prazo, visando promover o desenvolvimento da siderurgia no Brasil e no mundo. Destacou que o grupo, mesmo dobrando sua capacidade de produção no último ano, é um dos que mais respeitam a sociedade: "Gostaríamos de mostrar para o empresariado o quanto nossas usinas respeitam o meio ambiente", finalizou.

Estratégia de expansão na América Latina

Segundo dados da empresa, a Arcelor é o segundo maior grupo siderúrgico do mundo e gerou, em 2004, uma receita de 30 bilhões de euros - cerca de R$ 79 bilhões, com uma produção de 47 milhões de toneladas de aço. Tem aproximadamente 95 mil empregados espalhados em mais de 60 países. A Arcelor Brasil conta com 25 unidades industriais e tem presença destacada nos segmentos de aços planos e longos.

A empresa é a plataforma de crescimento do Grupo Arcelor na América Latina e faz parte da arrojada estratégica de expansão de suas atividades para além da Europa. A Arcelor Brasil foi criada "com a visão de sustentabilidade de um dos maiores grupos industriais do mundo, e tem o firme compromisso de manter o equilíbrio de sua atuação econômica, ambiental e social, com a busca crescente na geração de valor".

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715