Seminário do lixo e várias audiências marcam semana na ALMG

Diversas audiências públicas, reuniões com convidados e visitas movimentam a semana de 21 a 25/11/05 na Assembléia Le...

18/11/2005 - 01:00
 

Seminário do lixo e várias audiências marcam semana na ALMG

Diversas audiências públicas, reuniões com convidados e visitas movimentam a semana de 21 a 25/11/05 na Assembléia Legislativa. Além disso, a ALMG promove, em parceria com 56 entidades, a etapa final do Seminário Legislativo Lixo e Cidadania - políticas públicas para uma sociedade sustentável. Depois de encontros em 11 cidades nas dez regiões de planejamento do Estado, o evento chega à Capital mineira com o saldo de 600 propostas para enfrentar o problema dos lixões e encontrar soluções para a destinação do lixo produzido pelas cidades. O seminário começa nesta segunda-feira (21) e se encerra na quarta (23), no Plenário da Assembléia.

Também nesta segunda haverá uma visita da Comissão de Direitos Humanos a Ouro Preto, onde os deputados pretendem conhecer melhor o Programa Liberdade e Assistência ao Encarcerado (Prolae). O requerimento para a visita, que acontece às 14 horas, é do deputado Durval Ângelo (PT), presidente da comissão.

Três audiências públicas marcam a terça-feira (22) na Assembléia. A Comissão de Segurança Pública debate, às 10 horas, questões relacionadas ao condomínio do Conjunto Juscelino Kubitscheck, em Belo Horizonte. O requerimento é do deputado Sargento Rodrigues (PDT). O embargo da Polícia Florestal às atividades do garimpo de feldspato e berilo em Divino das Laranjeiras será o tema da audiência da Comissão de Trabalho, da Previdência e da Ação Social, às 14h30. A reunião atende a requerimento da deputada Elisa Costa (PT). Já a Comissão Especial do Cooperativismo se reúne, também às 14h30, para debater com convidados a situação das cooperativas que atuam no ramo de crédito no Estado.

O ministro da Saúde, Saraiva Felipe, e o secretário de Estado de Defesa Social, Antônio Anastasia, são os principais convidados para a reunião que a Comissão de Saúde realiza na quarta-feira, às 9h15. Na pauta, os problemas de violência doméstica e no trânsito provocados pelo consumo de álcool. Além disso, a comissão pretende discutir a normatização e o financiamento do tratamento público para os dependentes de drogas. O requerimento para a reunião é da deputada Ana Maria Resende e do deputado Fahim Sawan, ambos do PSDB.

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática se reúne com convidados às 14h15 para debater, a requerimento do deputado Paulo Piau (PPS), a situação das instituições federais de ensino superior e as conseqüências do período de paralisação. Ainda na quarta-feira, a Comissão de Direitos Humanos visita a cadeia pública de Visconde do Rio Branco. O objetivo é conhecer o Projeto Renascer, que tem o objetivo de integrar os detentos ao meio social e à família. Esta visita atende a requerimento do deputado Durval Ângelo.

Já na quinta-feira (24), as comissões de Direitos Humanos e de Segurança Pública debatem com convidados a situação da cadeia da Delegacia do Palmital, em Santa Luzia, atendendo a requerimento do deputado Roberto Ramos (PSDB). A audiência será naquele município, às 9h30. No mesmo dia, em Medina, a Comissão de Saúde se reúne com autoridades locais para debater a situação do Hospital Santa Rita. O requerimento para a reunião é do deputado Carlos Pimenta (PDT).

Finalmente, na sexta-feira (25), a Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo realiza, em Contagem, uma reunião para debater com convidados a proposta da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, que tramita no Congresso Nacional. O requerimento para a audiência é do deputado Carlos Gomes (PT).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715