Os 50 anos de TV no Brasil são homenageados em Reunião Especial

Os 50 anos de história da televisão em Minas Gerais foram comemorados nesta segunda-feira (07/11/05), durante reunião...

08/11/2005 - 01:01
 

Os 50 anos de TV no Brasil são homenageados em Reunião Especial

Os 50 anos de história da televisão em Minas Gerais foram comemorados nesta segunda-feira (07/11/05), durante reunião especial no Plenário da Assembléia Legislativa. A TV Itacolomi, pioneira na transmissão no Estado, e o jornalista Assis Chateubriand, fundador do Grupo Associados Minas, receberam homenagem especial. A reunião foi solicitada pelo deputado Ivair Nogueira (PMDB) e presidida pelo 1º secretário da Assembléia, deputado Antônio Andrade (PMDB).

O superintendente Corporativo de Rádio e Televisão do Grupo Associados, Getúlio Malafaia, lembrou a origem do grupo, que começou em outubro de 1924, quando o jornalista Assis Chateuabriand adquiriu o matutino carioca "O Jornal", criando futuramente os "Diários e Emissoras Associados". A televisão chegou ao Brasil na década de 50, através de Assis Chateaubriand, e em setembro de 1950, foi inaugurada a TV Itacolomi em Belo Horizonte. Em julho de 1980 o governo militar obrigou a TV a encerrar suas atividades, retirando seu sinal do ar. Após o encerramento das atividades da Itacolomi, a TV Alterosa passou a operar com os equipamentos da antiga emissora. "A TV Alterosa tem dado prosseguimento à missão da TV Itacolomi, cultivando a nossa mineiridade, com programas que têm por objetivo valorizar a nossa cultura, o nosso jeito de ser", completou.

De acordo com o 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Antônio Andrade, a TV Itacolomi contribuiu para o processo de democratização da informação e do entretenimento no País e no Estado, veiculando diversos programas culturais. Para ele, algumas das mais importantes páginas da história da televisão brasileira foram escritas pela TV, que surgiu como a mais completa e bem equipada emissora da América do Sul. "A diretoria da Itacolomi soube perceber o impacto da televisão e das novas tecnologias sobre a vida contemporânea. Desenvolveu, ao lado de uma excelente qualidade técnica, uma programação ao mesmo tempo séria e de vanguarda, que alcançava o gosto popular", observou.

Para o deputado Ivair Nogueira, a TV Itacolomi é um marco na história da televisão brasileira. Foi a terceira emissora instalada pelos Diários e Emissoras Associados e a mais moderna a funcionar no Brasil. Na opinião do deputado, os dirigentes do Grupo Associados desenvolveram projetos consistentes de fortalecimento e reestruturação da TV Alterosa. "Propusemos esta reunião especial para homenagear os pioneiros das TVs Itacolomi e Alterosa e todas aquele que dedicaram anos e anos de sua vida e de sua família na concretização do sonho de levar a cada lar um pouco da cultura, da arte, das notícias e do conhecimento de Minas, do Brasil e do mundo", finalizou

Também participaram da mesa o deputado Alberto Pinto Coelho (PP), líder do Governo na Assembléia; o ministro das Comunicações, Hélio Costa; e o ex-senador Arlindo Porto; o vereador de Belo Horizonte Alberto Rodrigues (PV); e o vice-presidente da Associação Comercial de Minas Gerais, Charles Lotfi.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715