Semana terá 30 reuniões e a presença de 4 secretários de Estado

Nada menos que 30 reuniões de comissões estão previstas para a semana de 3 a 7 de outubro/05, na Assembléia Legislati...

30/09/2005 - 00:00
 

Semana terá 30 reuniões e a presença de 4 secretários de Estado

Nada menos que 30 reuniões de comissões estão previstas para a semana de 3 a 7 de outubro/05, na Assembléia Legislativa de Minas. Serão seis audiências públicas, duas delas no interior do Estado. Além disso, a ALMG promove, na segunda-feira, às 8h30, o debate "Referendo popular: o comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil?". O evento será no Plenário e terá transmissão ao vivo pela TV Assembléia e pela TV Minas. Outro destaque da semana é o Seminário Legislativo Lixo e Cidadania, promovido pela ALMG com o apoio de 56 entidades. Governador Valadares e Teófilo Otoni sediam, na terça (4) e na quinta (6), respectivamente, etapas regionais do seminário.

Nesta segunda-feira (3), às 14 horas, a Comissão de Direitos Humanos fará uma audiência pública em Carandaí para debater a situação dos institutos médicos legais (IMLs) de Conselheiro Lafaiete e de Barbacena. O requerimento para a reunião é do deputado Durval Ângelo (PT). O parlamentar também é autor do requerimento para a reunião que a comissão realiza na quarta-feira (5), às 9 horas, no Auditório, para debater o projeto "Cidadania para o Cárcere", um trabalho de ressocialização de presos desenvolvido no Centro de Remanejamento da Segurança Pública (Ceresp) da Gameleira, em Belo Horizonte, pelo delegado Paulo Roberto de Souza e pela psicóloga Wilma Valéria de Andrade.

O secretário de Estado da Saúde, Marcus Pestana, deverá falar à Comissão de Saúde a respeito das ações e da aplicação do orçamento da secretaria. Essa prestação de contas é prevista pela Lei Federal 8.689, de 1993. A reunião acontece a requerimento do deputado Adelmo Carneiro Leão (PT), nesta quarta (5), às 9h15, no Plenarinho IV.

Secretário fala sobre segurança pública

Outro secretário de Estado, desta vez o da Defesa Social, Antônio Anastasia, foi convidado para a reunião conjunta das Comissões de Administração Pública e de Segurança Pública de quarta-feira (5), às 14h40, no Plenarinho IV. Ele vai falar sobre as políticas públicas para combater o narcotráfico e o tráfico de armas. Também foram convidados para a audiência, entre outras autoridades, o secretário nacional Antidrogas, Paulo Roberto Uchôa, o secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa, o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Otto Teixeira Filho, e o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Sócrates Edgar dos Anjos.

Também na quarta-feira (5), o déficit habitacional no Vale do Rio Doce e no Leste de Minas será o tema de uma reunião da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social em Governador Valadares. O requerimento é da deputada Elisa Costa (PT). A audiência pública acontece na Câmara Municipal daquele município, às 14 horas.

Outra reunião que deverá contar com a presença de secretários de Estado é da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo. Nesta quarta-feira (5), o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Wilson Brumer, e o secretário de Estado da Fazenda, Fuad Jorge Noman Filho, foram convidados para discutir a redução da alíquota de ICMS para o comércio varejista de têxteis, de fiação, de vestuário e de calçados. Diversos representantes da indústria e do comércio também devem comparecer à audiência pública, marcada a requerimento do deputado Paulo Cesar (PFL). A reunião será no Auditório, a partir das 15 horas.

Na quinta-feira (6), atendendo a requerimento do deputado Padre João (PT), a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial ouve o secretário executivo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) em Minas Gerais, Jorge da Costa Vicente, sobre a aplicação do programa no Estado. A reunião acontece às 10 horas, no Plenarinho IV, e deverá contar ainda com a presença de representantes de instituições ligadas à produção rural.

Carreiras - As emendas apresentadas em Plenário ao Projeto de Lei 2.460/05, do governador, que trata das tabelas de vencimentos das carreiras da educação básica, estão na pauta da Comissão de Administração Pública, que programou nove reuniões para esta semana.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715