Cronograma para debater segurança no interior é aprovado em comissão

O cronograma de audiências públicas em diversas regiões do Estado para tratar de questões relativas à segurança públi...

27/09/2005 - 00:00
 

Cronograma para debater segurança no interior é aprovado em comissão

O cronograma de audiências públicas em diversas regiões do Estado para tratar de questões relativas à segurança pública, especialmente do plano diretor do governo estadual para o setor, foi divulgado nesta terça-feira (27/9/05). Deputados da Comissão de Segurança Pública da Assembléia aprovaram as datas e locais das reuniões, e ainda quatro requerimentos solicitando outras providências.

Segundo o presidente da comissão, deputado Zé Maia (PSDB), as reuniões serão nas seguintes datas e cidades a seguir: 11/10/05 - Governador Valadares; 10/11/05 - Andradas; 1/12/05 - Patos de Minas; 5/12/05 - Iturama; 7/12/05 - Juiz de Fora; 13/12/05 - Montes Claros; 16/2/06 - Uberaba; 17/2/06 - Ituiutaba; 23/2/06 - Lavras; 14/3/06 - Ipatinga; 21/3/06 - Bom Despacho; 28/3/06 - Betim; 4/4/06 - Uberlândia; 11/4/06 - Belo Horizonte.

Formulário - Para subsidiar os trabalhos nessas reuniões, a comissão aprovou requerimento do deputado Sargento Rodrigues (PDT) encaminhando ofício aos comandos regionais das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), e à Subsecretaria de Assuntos Penitenciários, em que são requeridas informações sobre a segurança pública em cada uma dessas regiões. Esses órgãos deverão devolver o formulário padrão preenchido com dados sobre a infra- estrutura de suas unidades locais, incluindo número de viaturas, coletes, munição (no caso das polícias e Subsecretaria); material de primeiros socorros (para o CBM), entre outros.

"A comissão está imbuída do propósito de fazer a radiografia do setor de segurança pública no Estado", enfatizou Sargento Rodrigues. Ele acrescentou que a PMMG, Polícia Civil e CBM deverão informar também em quantos municípios foram firmados convênios com empresas, prefeituras e entidades para suprir necessidades dessas corporações. Segundo o parlamentar, a comissão já havia encaminhado requerimento solicitando essa informação, mas não foi atendida.

Audiência vai discutir aplicação de penas alternativas

Também na reunião, foram aprovados outros três requerimentos. Os deputados Sargento Rodrigues e Antônio Júlio (PMDB) pedem audiência pública para debater a ressocialização de condenados e a aplicação de penas alternativas no Estado, convidando membros do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e OAB-MG. Antônio Júlio avalia que, com a adoção dessa medida, haveria uma redução entre 25% e 30% dos presos nas cadeias públicas. Também esse deputado requereu o envio de ofício ao comandante-geral da PMMG, coronel PM Sócrates Edgar dos Anjos, solicitando uma viatura policial para o município de Igaratinga. Já Sargento Rodrigues solicitou o envio de ofício à Comissão de Direitos Humanos, pedindo a retirada de tramitação dos requerimentos nºs 5.258 e 5.259, de 2005, em virtude da perda de objeto desses requerimentos (eles solicitavam a transferência de dois presos da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes, os quais já foram transferidos).

Presenças - Deputados Zé Maia (PSDB), presidente da comissão; Sargento Rodrigues (PDT), Antônio Júlio (PMDB) e Weliton Prado (PT).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715